Editais do Conselho Geral do Santo Ofício e certidões

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/TSO-IL/016
Title type
Formal
Date range
1653 Date is certain to 1820 Date is certain
Dimension and support
15 doc.
Extents
4 Macetes
Scope and content
Contém cartas monitórias ou editais - para denunciar crimes de heresia, o autor da obra "Cypriano Pantagatho", sobre a viagem do vice coleitor de Sua Santidade, do reino de Portugal para Roma (impresso), da pastoral de D. José Maria de Melo, bispo titular do Algarve (contra quem comprasse, vendesse, lesse, tivesse e conservasse livros ou escritos perniciosos de qualquer herege, dogmatista, apóstata, mandando recolher todos os livros proibidos) entre outros, remetidos pelo Tribunal da Inquisição de Lisboa por ordem do Santo Ofício: a comissários, párocos, guardiães de conventos e abadessas, de Portugal e do Brasil, bem como certidões da afixação do respectivo edital.

Inclui ainda, o roteiro com as localidades das paróquias e dos guardiães, "Mapas das freguesias, conventos de religiosos e de religiosas, ermidas, recolhimentos para onde se costumam mandar editais. Igualmente das igrejas e conventos do distrito da Inquisição de Lisboa fora dos subúrbios desta cidade".

Integra mapas das instituições eclesiásticas e das freguesias da Ilha dos Açores, e das da Baía, Brasil, que recebem editais, relações dos conventos, igrejas, ermidas, das freguesias de Angra, Ilha Terceira, Ilha de S. Miguel, Ilha do Faial, e ainda, a lista das freguesias, paróquias e párocos do Arce, bispado da Baía, Reconcavo, Vilas do Sul, Sertão de Baixo, Sertão de Cima e Minas Novas, aldeias ou missões, conventos de religiosos Franciscanos (Capuchos), Beneditinos, Carmelitas Calçados, Carmelitas Descalços, Augustinianos Descalços, e hospícios de diversas ordens religiosas, no arcebispado da Baía, assinado pelo comissário Dâmaso José de Carvalho.

Inclui selos de chapa.
Creation date
06/11/2009 00:00:00
Last modification
03/10/2013 12:10:26