Manuais dos inquisidores e formulários

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/TSO-IL/018
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--] - [17--]
Dimension and support
14 liv., 4 doc.
Extents
14 Livros
Custodial history
Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Normas aplicáveis aos ministros do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição relativa aos direitos, obrigações e procedimentos para execução da lei, bem como manuais que regulamentam os procedimentos dos inquisidores e mais oficiais - visitadores, promotor, tesoureiro, procuradores, qualificadores, meirinho, alcaide do cárcere, comissários.

As instruções e regras, dos modelos, foram trasladadas de diversos processos da Inquisição de Coimbra e de Lisboa, e do Regimento de 1640.

Elaboração do processo quanto à forma: o título surge na primeira página ou folha de rosto, o nome do preso, ou apresentado, em tal dia, de tal mês, de tal ano, requerimento do promotor para prisão, sessão de genealogia do réu, despacho de defesa, sessão "in genere", de admoestação (para judeus, erros de Calvino, originistas - anabatistas, bígamos, feiticeiros, sacrílegos, entre outros), despacho para precatórios, admoestação para genealogia de relapso, notificação ao renegado convicto, de diversos crimes.

Descrições exaustivas de tortura: 8 graus de tormento, provas para o grau de tormento (desde uma a mais testemunhas), tormentos de potro.

Sentenças: dos recebidos, relaxados, de leve, de veemente, dos que enlouqueceram nos cárceres, entre outros.

Rectificação de testemunhas, inquirições “de genere”, prova do segundo matrimónio, termo de ida e penitências, carta para o confessor, das cartas para el-rei e mais pessoas reais. Precatório para enviar um preso para a galé, petição para pedir carta de seguro, entre outros.

Contém selos de chapa.

Inclui Regimentos incompletos de 1640.

O livro 1040 é o mais completo.
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa,

código de referência: PT-TT-TSO/IL/019/0078
Creation date
03/11/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32