Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 12

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/3/12
Title type
Formal
Date range
1532-09-16 Date is certain to 1543 Date is certain
Dimension and support
101 doc.; papel
Custodial history
O primeiro documento que se encontra neste maço é um pequeno sumário destacando alguns dos documentos que se encontram nesta unidade de instalação, transcrito em âmbito e conteúdo.

O documento 2 não se encontra nesta unidade de instalação, apenas contém um apontamento, com a seguinte informação: "Era a fl. n.º 12 e 13 do N[úcleo] A[ntigo] para onde passou".

O documento 44 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Lembrança por que consta passar uma sentença pela Chancelaria do Contos de Lisboa e a dízima que El-Rei deve haver dela. A 11 de abril de 1534" e um apontamento rubricado por Maria José Leote referindo: "Passou para o N[úcleo] A[ntigo], n.º 906 por ser a f. 7 do livro da Chancelaria dos Contos. 1534. - 17 de abril de 1968.

O documento 45 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Certidões por que constam as dízimas que devia haver de umas sentenças que se passaram pela Chancelaria dos Contos de Lisboa. A 14 de abril de 1534" e um apontamento referindo: "Passou para o N[úcleo] A[ntigo], n.º 531 A, por ser a fl. desse livro".

O documento 48 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Certidão por que consta a dízima que El-Rei devia haver de uma sentença que passou pela Chancelaria dos Contos de Lisboa. A 21 de maio de 1534" e um apontamento referindo: "Passou para o N[úcleo] A[ntigo], n.º 531 A, por ser a fl. desse livro".

O documento 50 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Certidão por que consta a dízima que El-Rei devia haver de umas sentenças que se passou pela Chancelaria dos Contos de Lisboa. A 17 de junho de 1534" e um apontamento referindo: "Passou para o N[úcleo] A[ntigo], n.º 531 A, por ser a fl. n.º 1 desse livro".
Scope and content
Com 106 documentos, que constam de provisões para pagamento de soldos. Ordens de Nuno da Cunha, governador da Índia, de D. Garcia de Noronha, governador de Safim, de D. Nuno Álvares Pereira, governador de Ceuta, de Pedro Álvares de Carvalho, governador de Alcácer, em África, de D. Álvaro de Abranches, governador de Azamor, de D. Rodrigo Lobo, vedor da Fazenda, e de Cristóvão Esmeraldo, provedor da fazenda da ilha da madeira, para pagamento de soldos, mantimentos e ordenados: Para se levar em conta a almoxarifes, certas quantias, etc. Conhecimentos de receita e despesa de feitores, recebedores, etc. cartas, certidões e procurações insignificantes.

Entre estes estão os documentos seguintes.

Documentos:

41 - Cópia da carta de Camorim dando parte a El-Rei tratar a paz com o capitão-mor Nuno da Cunha;

42 - Alvará do Cardeal Infante porque dá licença a Francisco de Faria, para mandar tresladar os ossos de sua mãe Leonor Gonçalves de Oliveira que estão em Santa Sofia para Santa maria da Graça de Lisboa;

54 - Provisão para se pagar a D. Francisco da Gama, conde da Vidigueira e almirante das Índias 60 réis de tença, com o dito ofício.

57 - Provisão para se pagar a Cristóvão de Brito, fidalgo da casa Real 37.000 réis de tença;

86 - Provisão para se pagar a Jorge de Vasconcelos, fidalgo da Casa Real dez moios de trigo de tença;

92 - Carta d' El-Rei em que manda que o povo de Torres Vedras possa eleger dois procuradores para na Câmara da dita vila requererem a favor do povo;

97 - Provisão para se pagar a Pedro Afonso de Aguiar, fidalgo da Casa Real, 8.000 réis de graça separada.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte III, mç. 12
Language of the material
Português, espanhol e latim.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 5017 e 5018
Creation date
07/01/2010 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12