Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 13

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/3/13
Title type
Formal
Date range
1532-01-07 Date is certain to 1538-01-07 Date is certain
Dimension and support
69 doc.; papel, perg.
Custodial history
O primeiro documento que se encontra neste maço é um pequeno sumário destacando alguns dos documentos que se encontram nesta unidade de instalação, transcrito em âmbito e conteúdo.

O documento 15 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Procuração que fizeram Francisco de Melo e João de Melo, estantes em Safim, a Vicente Ruinol para puder cobrar as suas moradias, e aqui neste caderno se acham várias procurações de diferentes pessoas" e um apontamento referindo: "O sumário do documento não corresponde ao documento, pois é um caderno de um livro de tabeliães de Safim. Passou para Fragmentos, cx, 8".

O documento 24 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Procuração que fizeram Afonso do Vale e sua mulher, da vila de Lagos a Jorge Afonso estante em Safim, na qual lhe davam poder para vender, arrendar, alugar ou aforar todos e quaisquer bens, que tiverem na dita cidade e lhe poderem pertencer por qualquer título" e um apontamento referindo: "O sumário deste documento não correspondia ao documento, pois era um caderno dum livro de tabeliães de Safim. Passou para [a Coleção] Fragmentos, cx. 8".

O documento 26 encontra-se em falta, existe apenas um sumário com a seguinte informação: "Caderno em que estão várias procurações para venda de bens de raiz, sitas na cidade de Safim e para várias cobranças" e um apontamento referindo: "Falta o documento", datado de 1 de abril de 1967 e rubricado por Maria José Leote. No verso do sumário vem mencionado: "Lista da conta de Afonso Monteiro, almoxarife das obras da Casa da Índia".

Na capilha do documento 45 consta a seguinte informação: "Junto ao doc. 46 por dele fazer parte". O sumário do documento " Relação do capitão e mais pessoas militares de Xarife, no ano declarado, etc.", não correspondendo ao seu conteúdo.
Scope and content
Com 73 documentos que constam de alvarás e decretos para se fazerem certos pagamentos e se levar em conta a diferentes almoxarifes, certas quantias, etc. Ordens de Manuel de Sande, governador de Mazagão, de Pedro Álvares de Carvalho, governador de Alcácer, e de Luís de Loureiro, governador de Alcácer, para pagamento de soldos, mantimentos, ordenados, tenças, etc. Conhecimentos e recibos de receita de almoxarifes, róis de despesa. Folhas de pagamento de soldos e ordenados, etc. Cartas, procurações, certidões e outros papéis insignificantes.

Entre estes estão os documentos seguintes.

Documentos:

12 – Carta de Ruy Fernandes, dando conta a El-Rei da guerra que havia entre o de França, e o imperador, e de algumas praças, que haviam tomado a força de armas e outras sem resistência. Que Turim fora tomado de donde o duque e duquesa se ausentaram. Que o imperador se contentava de dar o ducado de Milão ao duque de Orleães, porém, que El-Rei de França o queria para si e seus descendentes. E que ultimamente se tratava a paz entre estas duas coroas, etc. De 20 de abril de 1536.

69 – Notícia que o marques del Guasto escreveu ao bispo de Casal. Que a 20 de agosto chegaram ao exército os dez mil Alemães, e na noite seguinte enviou mil italianos, e três mil espanhóis sobre Quier para impedir o socorreu deste praça à qual se pôs cerco, e se lhe deu bataria em uma só parte, derribando tanto muro que foi a praça a cometida, e entrada com muita dificuldade, donde morreu 50 dos nossos e dos inimigos mais de 500, etc.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte III, mç. 13

Language of the material
Português, francês, espanhol e latim.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 4055
Creation date
07/01/2010 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12