Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 14

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/3/14
Title type
Formal
Date range
1536-08-20 Date is certain to 1541-05-02 Date is certain
Dimension and support
63 doc.; papel, perg.
Custodial history
O primeiro documento que se encontra neste maço é um pequeno sumário destacando alguns dos documentos que se encontram nesta unidade de instalação, transcrito em âmbito e conteúdo.
Scope and content
Com 63 documentos que constam de alvarás para pagamento de dívidas e de quitação a certos rendimentos: ordens de D. Nuno Álvares Pereira, governador de Ceuta, de Pedro Álvares de Carvalho, governador de Alcácer, de António Leite, governador de Azamor, e outros para pagamento de ordenados, soldos, etc. Para se levar em conta certas despesas, etc. Conhecimentos e recibos de receita e despesa de almoxarifes, feitores, etc. Róis de férias de oficiais, certidões, termos de composição, justificações e outros papéis insignificantes.

Entre estes estão os documentos seguintes.

Documentos:

1 – Apontamentos que Diogo Nunes mandou a El-Rei de tudo o que praticou nas partes do Brasil, e outras terras: Do descobrimento de muitas terras, vilas e lugares, qualidades de gentes, riquezas e mantimentos delas, etc.

17 - Alvará do cardeal Infante para se dar a António de Faria, seu moço da câmara 2.000 réis de mercê.

28 - Carta d'El-Rei de França, certificando a El-Rei recebera por D. Manuel a carta em que expressava o contentamento que tinha de Assembleia que tivera com o imperador a respeito da paz, dando parte ao mesmo senhor de outra que teve com a rainha da Hungria, etc.

32 - Carta de Rui Fernandes, dando parte a El-Rei chegar certo Rei a Paris, aonde se dizia haver de assistir às festas que se pretendiam fazer dos casamentos de seu filho e filha e muitos príncipes do Reino e que estava muito contente pela notícia das pazes: Que se falava na ida do imperador à Turquia: Que o turco tinha feito grande destruição na Valáquia, e na Moldávia: Que El-Rei de Inglaterra tinha preso os principais do Reino e lançado fora dos Mosteiros os religiosos e lhes tomara até os cálices das igrejas, etc.

34 - Resposta do abade do Convento de Alcobaça sobre a parte do reguengo de Valada que chegava junto ao Tejo, a qual El-Rei D. Dinis lhe sub-rogou pela Quinta de Muja, etc.

37 - Carta de João Fernandes Lagarto dando conta a El-Rei que passando às Índias descobrira pimenta em muitas conquistas daquele Estado, e que daí passara à França aonde lhe faziam todos os partidos para ficar naquele Reino, etc.

44 - Carta do Coleimão Baxá dando conta a Lucão Gozil, regedor d' El-Rei de Cambaia, da armada com que foi sobre Dio, donde tomara aos portugueses o Baluarte de Gorjala que mandara ocupar pela gente de Mamadeixa, Sultão de Guzarate e que descobrindo serem estes amigos dos portugueses se retirara para Adem com a dita armada, etc.

46 - Cópia de uma carta d' El-Rei mandando a D. Pedro Mascarenhas falasse ao papa para determinar se recolhesse à sua corte o núncio apostólico pelo prejuízo que causava a este Reino estar tanto tempo.

47 - Capítulos de Cortes da Vila de Nisa e suas respostas.

Physical location
Corpo Cronológico, Parte III, mç. 14

Language of the material
Português, francês e latim.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 4096 e 4097
Creation date
07/01/2010 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12