Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 16

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/3/16
Title type
Formal
Dimension and support
46 doc.; papel
Custodial history
O primeiro documento que se encontra neste maço é um pequeno sumário destacando alguns dos documentos que se encontram nesta unidade de instalação, transcrito em âmbito e conteúdo.

Existe uma uma nota referente ao documento 41: "Passou para o Núcleo Antigo, n.º 940 (3.º Piso).

Existe uma nota referente ao documento 42: "Passou para o Núcleo Antigo, n.º 940 (3.º Piso).

Scope and content
Com 46 documentos que constam de arrematação das sisas de várias vilas, termo de avença sobre a dízima do pescado. Conhecimentos e recibos de almoxarifes. Cartas e outros papéis insignificantes. Entre estes estão os documentos seguintes:

1 – Lembrança das vilas que pedem se façam notáveis e se lhes dê assento em cortes.

4 - Carta do núncio pedindo ao padre frei João Soares falasse a El-Rei sobre os negócios do cardeal Farnezi que em Roma se tinha com Sua Santidade.

5 - Carta dos mordomos e mareantes de Faro pedindo a Pedro de Alcáçova, vedor da Fazenda da rainha o despacho de um requerimento que fizeram à mesma senhora para se lhes não fazer embargo nas suas barcas da sardinha.

7 – Carta de Pedro Barreto pedindo a El Rei a mercê que por seu irmão requeria em atenção aos serviços de seu pai e dos que ele faz em Goa.

9 – Treslado do contrato das pazes que o vice-rei assentou com El Rei de Cambaia por seus capitães.

11 – Carta de Francisco Martins para o secretário de Estado sobre as dúvidas que havia a respeito da igreja de Santa Comba.

12 – Carta do cardeal Santa Cruz agradecendo a El Rei a carta que lhe escrevera agradecendo-lhe o serviço que tinha feito o doutor Baltasar de Faria.

14 – Votos que teve o doutor Gaspar Pereira quando leu no Desembargo do Paço.

16 – Carta do doutor Luís Afonso para o infante D. Luís sobre a contenda dos povos de Vale Queimado e Moira a respeito do gado beber no ribeiro do dito vale.

17 – Representação que se fez a El Rei das necessidades de Braga com uma relação do importante por que se arrendou as rendas do seu arcebispado.

18 – Carta de D. Afonso, comendador-mor da Ordem de Cristo, pedindo à rainha concedesse licença para mandar vir trigo de um Paul que tinha em Óbidos, sem embargo da postura encontraria, etc.

20 – Traslado do capítulo da carta do núncio de Sua Santidade dirigida ao cardeal Farnezi a respeito das tréguas do imperador com o turco.

21 – Traslado do capítulo que trás o governador em seu regimento a respeito do trato e melhor comércio da pimenta com o parecer de Domingos Pires Guedes contador nas partes da Índia.

22 – Carta de Brás de Araújo dando parte a El Rei da pimenta e drogas que remetia da feitoria de Cochim.

24 – Carta de D. Leonor Mascarenhas pedindo a El Rei lhe fizesse mercê de uma fazenda para ela ou para um seu primo, filho de Pedro Borges de Sousa de quem tinha sido.

27 – Carta do doutor Rodrigo Machado dando parte a El Rei que Luís Mendes lhe escrevera dizendo o Xarife andava fora de Marrocos com muita gente de cavalo e de pé a vista da praça de Mazagão, etc.

29 – Determinações da quarta seção do Concílio de Trento.

30 – Carta do doutor António Trancoso expondo a El Rei as queixas que as freiras do paraíso d’ Évora formação do prior de São Domingos e outros por subornarem certas religiosas para chegarem por abadessa uma freira de Montemor.

31 – Carta de frei Jerónimo de Azambuja para D. Gil Anes, embaixador de El Rei na Corte do imperador dizendo-lhe que o mesmo senhor o mandava ao Concílio de Trento e que lhe remetia umas cartas, pois mais facilmente as podia remeter para Portugal.

33 – Cópia da carta de mercê a João Tomás, cozinheiro da rainha D. Catarina de 12.000 réis de tença.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte III, mç. 16

Language of the material
Português, italiano, latim e espanhol.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 4100
Creation date
07/01/2010 00:00:00
Last modification
26/03/2024 15:00:12