D. António, Prior do Crato, e Seus Descendentes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/APC
Title type
Atribuído
Date range
1558 Date is certain to 1756 Date is certain
Dimension and support
42 cx. (98 mç. com 6.902 doc.); papel, perg.
Acquisition information
Documentação adquirida ao Conde de Liedekerke, na Bélgica, pela Legação de Portugal em Bruxelas, tendo dado entrada na Torre do Tombo em Julho de 1934.
Scope and content
Fundo constituído por duas partes, sendo uma relativa a correspondência política e pessoal de D. António, prior do Crato, e outra por documentação de alguns dos seus descendentes.

A primeira parte, reunida em 12 maços e respeitante a D. António, versa assuntos como a sua reclamação ao trono de Portugal, a resistência da ilha Terceira, o governo filipino, as suas relações com os soberanos europeus procurando apoios para a sua causa, como sejam os reis de França, Henrique III e Henrique IV, a rainha Isabel I de Inglaterra, ou Maurício de Nassau, príncipe de Orange, o empréstimo de Mulei Ahmede Almançor, sultão de Marrocos, documentos referentes à morte de D. António e o seu testamento, entre outros.

A segunda parte contém correspondência particular e política, testamentos, demandas, entre outros documentos, de D. Manuel (filho primogénito de D. António), de D. Guilherme Luís (neto), de D. Manuel Eugénio de Portugal (bisneto), de D. Manuel José de Portugal Cortizos, marquês de Vilaflores (trineto), e de D. Joana Dionísia de Portugal Cortizos, condessa de Valdefuentes e Baronesa de Ellabek (tetraneta).
Arrangement
A parte da documentação referente a D. António, prior do Crato, está ordenada pelas individualidades remetentes (Diogo Botelho; Tomás Cacheiro; Fr. Diogo Carlos; D. Francisco da Costa; P. António da Cruz; D. Nuno Dias; Cipião Figueiredo de Vasconcelos; Diogo Garcia; Pedro Gomes da Costa; Gaspar da Grã; Custódio Leitão; Duarte Correia Perim; António de Sousa; Manuel Vaz; Nuno Vaz de Castelo Branco; Jehan Vermoza). A parte referente aos descendentes encontra-se ordenada pelos respectivos nomes.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português e francês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "D. António, Prior do Crato, e Seus Descendentes". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joano Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 68-70. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Catálogo:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - D. António, prior do Crato. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 1). (Descrição incompleta.)

Guias e roteiros:

AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Archivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989. p. A-16

PORTUGAL. Instituto Português de Arquivos - Guia de fontes portuguesas para a história de África. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; INCM, 1993, p. 94-95. ISBN: 972-27-0420-8. V. 2, p. 127

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da América Latina. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; INCM, 1997. ISBN 972-27-0871-6. V. 1, p. 121-122

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da Ásia. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; INCM, 1998. ISBN: 972-27-0420-8. V. 1, p.127
Publication notes
COSTA, Mário Alberto Nunes - Os arquivos del-rei D. António e de seus servidores. Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra. Coimbra: Universidade. Vol. XXII (1955) p. 446–538. Catálogo dos doc. 1 a 350. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 930.255(469.411).
Creation date
18/06/2009 00:00:00
Last modification
28/03/2024 09:25:46
Record not reviewed.