Available services

Bula "Dudum siquidem suplicationem" do Papa Leão X, pela qual, a instância do rei D. Manuel I, ampliou a indulgência plenária, a graça e os privilégios a todos os que morram em combate em África, Índia, Malaca, Sumatra e China

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0021/000004
Title type
Formal
Date range
1521-09-20 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc. (420 x 560 mm); perg.
Scope and content
Da obra "Alguns documentos do Archivo Nacional da Torre do Tombo [...]" se tira: Tendo o pontífice concedido a todos os que guerreassem nas conquistas portuguesas de África, Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, e a todos os que em serviço do rei D. Manuel a elas passasem, ou nelas residissem, autorização para elegerem confessor idóneo, secular, ou regular... e tendo esse Rei aumentado os seus domínios, Leão X atendendo às sua súplicas, estende as ditas graças às ilhas, províncias, e lugares adquiridos no Mar Roxo, Pérsia, Malaca, Sumatra e China, e a todos os que morressem nas expedições tanto da terra como do mar.
Physical location
Bulas, mç. 21, n.º 4
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 198.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 108
Publication notes
"Alguns documentos do Archivo Nacional da Torre do Tombo ácerca das navegações e conquistas portuguezas publicadas por ordem do governo de Sua Magestade Fidelissima ao celebrar-se a comemoração quadricentenaria do descobrimento da America". Lisboa: Imprensa Nacional; 1892. Resumo: p. 455. Exemplar existente na Biblioteca da Torre do Tombo, 910.4; SV 3495 - SV 3496; DEP. 673/09 CO. Oferta de José Ramos Coelho, Prospero Peragallo e Xavier da Cunha a João Pedro da Costa Basto, em Lisboa, a 28 de Outubro de 1892.
Notes
Nota ao elemento de informação "Título". No Inventário L5, f. 198-198v, o documento vem assim descrito: Bula do Papa Leão X que principia "Dudum siquidem ad supplicationem" pela qual, a instância do rei D. Manuel, ampliou e estendeu a indulgência plenária, graças e privilégios que tinha concedido aos que morressem na guerra de África e da Índia, a todos os que morressem em qualquer das terras da conquista já adquiridas, ou que de novo se adquirissem.
Creation date
15/10/2010 00:00:00
Last modification
15/04/2024 15:20:38