Comissão Coordenadora das Comemorações da Morte de Alexandre Herculano

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CCMAH
Title type
Formal
Date range
1977 Date is certain to 1979 Date is certain
Dimension and support
9 cx., 3 pt., 3 rl., papel
Biography or history
A Comissão Coordenadora das Comemorações do Centenário da Morte de Alexandre Herculano, foi constituída por Despacho de 4 de Agosto de 1977, com o objectivo de "propôr os meios mais eficazes para a coordenação das referidas comemorações e tentar articulá-las com outros departamentos de Estado e organismos privados".

A referida Comissão foi presidida por Fausto Lopo de Carvalho, responsável pelo Gabinete de Coordenação Interdepartamental de Cultura e director interino do Centro de Coordenação e Planeamento Culturais da Secretaria de Estado da Cultura. Foram ainda nomeados como membros desta Comissão, um representante da Direcção Geral do Património Cultural, um representante da Direcção Geral dos Espectáculos, um representante da Direcção Geral da Acção Cultural, a escritora Manuela de Azevedo, os investigadores Cândido Beirante e Jorge Custódio, este último como representante do Governador Civil de Santarém.

Vitorino Nemésio foi responsável pela organização da exposição icono-bibliográfica de Santarém e pelos trabalhos relativos à criação do prémio do Centenário de Herculano.

Fizeram parte dos actos comemorativos, exposições, conferências, espectáculos, festivais de música, sessões culturais, teatralização de textos de Herculano, publicação de trabalhos de investigação relativos a Herculano e à sua obra, e ainda, emissões de selos, moedas e medalhas comemorativas. Estas iniciativas tiveram o apoio de várias instituições públicas e privadas. Com sessão inaugural nos Jerónimos, as comemorações decorreram entre 13 de Setembro de 1977 e 13 de Setembro de 1978, funcionando a Comissão Coordenadora no Gabinete do Centro de Coordenação e Planeamento no edifício da Secretaria de Estado da Cultura, situado na Avenida da República em Lisboa.
Scope and content
Consta, nomeadamente, de actas das reuniões, de circulares, de correspondência com entidades oficiais e particulares sobre a realização de exposições, a atribuição de prémios, a realização de espectáculos e conferências, de despachos, de folhas de pagamento e de trabalhos concorrentes ao prémio de ensaio sobre Alexandre Herculano.

Inclui também fotografias, catálogos, cartazes e ainda, uma carta geográfica e uma árvore genealógica da Família de Alexandre Herculano.
Arrangement
Esta documentação não se encontra organizada, e só as caixas apresentam um sistema numérico sequencial de controlo.
Access restrictions
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Inclui documentos em inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Comissão Coordenadora das Comemorações da Morte de Alexandre Herculano". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições Contemporâneas. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Fonseca Lopes Vaz dos Santos em 2002; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 2004. vol. V. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-83-8. p. 243-244. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/5).
Creation date
07/12/2006 00:00:00
Last modification
28/03/2024 09:33:04
Record not reviewed.