Convenção de Évora Monte

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CEM
Title type
Atribuído
Date range
1834-05-23 Date is certain to 1834-05-30 Date is certain
Dimension and support
24 doc.; papel
Custodial history
Desconhece-se a história da formação desta colecção.

Na informação do livreiro, aposta em capilha, consta que esta documentação parece ter pertencido ao duque da Terceira (António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha); apresenta características de fundo pessoal, podendo tratar-se de documentos acumulados no desempenho da sua actividade oficial.

A documentação está acondicionada em capilhas com uma descrição do conteúdo de cada documento.
Acquisition information
Documentação comprada a J. C. Silva, Livraria Histórica Ultramarina, em 11 Dezembro de 1975.
Scope and content
Esta colecção é composta por 24 documentos, dos quais 9 originais, 4 cópias e 10 minutas ou rascunhos, de correspondência trocada entre o Duque de Saldanha (João Carlos Gregório Domingues Vicente Francisco Saldanha Oliveira e Daun), o Duque da Terceira (António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha), e o general José António de Azevedo Lemos sobre a suspensão de armas, a proposta de negociação e sobre algumas das cláusulas da Convenção, como a data e local de embarque de D. Miguel e a relação das pessoas que o acompanharam no exílio, em datas imediatamente anterior e posterior à assinatura da Convenção que pôs fim à luta, em 26 de Maio de 1834.
Arrangement
A documentação encontra-se dividida em seis pastas.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Convenção de Évora Monte". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 85-87. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Duque de Saldanha (PT-TT-DS).
Creation date
08/01/2007 00:00:00
Last modification
05/07/2013 10:08:47