Grão Priorado do Crato

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/CI-GPC
Title type
Atribuído
Date range
1400 Date is certain to 1833 Date is certain
Descriptive dates
1400; 1591-1833
Dimension and support
307 liv., 92 mç.; papel, perg.
Biography or history
O Convento da Flor da Rosa (Crato) era masculino e pertencia à Ordem Militar de Malta.

A Ordem de São João Baptista de Jerusalém foi fundada em 1093, nesta cidade, para socorro dos peregrinos que se dirigiam à Terra Santa.

Também conhecida por Ordem Soberana Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.

Em 1113, pela bula "Piae Postulatio", o papa Pascoal II legitimou-a e colocou-a sob dependência directa da Santa Sé.

Em 1120, recebeu uma função militar, tendo prestado serviços relevantes nas guerras contra os infiéis e na libertação dos lugares santos.

De 1122 a 1128, a Ordem estabeleceu-se no Condado Portucalense fixando a sua sede no antigo Mosteiro de Leça, situado nos arredores do Porto, doado por D. Teresa. A localidade converteu-se em cabeça do priorado da Ordem em Portugal.

Em 1194, D. Sancho I doou-lhes um vasto território na margem Norte do Tejo, com a obrigação de aí erguerem um castelo, que tomou o nome de Belver.

Em 1232, a 8 de Dezembro, D. Sancho II doou o Crato à Ordem do Hospital, concedendo-lhe o primeiro foral, sendo Mem Gonçalves Prior da Ordem.

Em 1340, depois da batalha do Salado, D. Afonso IV transferiu a sede da Ordem para o Crato, onde se manteve até 1354. Nesta data, D. Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Crato e pai de D. Nuno Álvares Pereira mandou construir o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa para instalação da sede da Ordem. Posteriormente, foi palácio do Grão Prior.

Em 1439, a sede da Ordem regressou ao Crato, vulgarizando-se a designação de Priorado do Crato. Este possuiu 23 comendas e as seguintes terras e seus termos: Amieira, Belver, Cardigos, Carvoeiro, Crato, Envendos, Gáfete, Oleiros, Pedrógão Pequeno, Proença-a-Nova, Sertã e Tolosa.

Em 1527, o infante D. Luís assumiu a administração dos bens da Ordem do Hospital e decidiu fundar um colégio de Teologia para 30 religiosos, que nunca chegou a funcionar.

A partir de 1530, a Ordem do Hospital, após acordo celebrado com o imperador Carlos V e sua transferência para a ilha de Malta, passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que conservou desde então.

Em 1551, a bula "Praeclara clarissimi" do papa Júlio III, que mandou unir os Mestrados das Ordens Militares à Coroa, anexando-os "in perpertuum", e cuja administração passava a ser exercida na dependência da Mesa da Consciência e Ordens, criada em 1533, não incluiu a anexação do Priorado do Crato, por estar na dependência de uma ordem estrangeira.

A Ordem de Malta tinha uma casa feminina, o Convento de São João da Penitência de Estremoz.

Em 1790, a 31 de Janeiro, a rainha D. Maria I, confirmou o Breve apostólico do papa Pio VI, e ordenou que a administração do Grão-Priorado do Crato ficasse unida à Casa do Infantado.

Assim permaneceu até 1834, ano da extinção das Ordens Militares e Religiosas.
Custodial history
Em 1834, a 22 de Dezembro, por Portaria do Governo mandou-se apresentar um oficial da Torre do Tombo a António Nunes de Carvalho, para receber e fazer conduzir à Torre do Tombo o cartório que se achava no edifício da extinta Recebedoria de Malta.

Em 1837, a 4 de Julho, por Portaria do Governo, foi decidido que a Torre do Tombo recebesse o cartório da extinta Casa do Infantado contendo a documentação pertencente à Secretaria das Justiças, Mercês e Chancelaria. A 19 de Julho, a documentação da extinta Casa do Infantado foi enviada pelo Tesouro Público para a Torre do Tombo.

Em 1838, a 11 de Outubro, por Ofício do Tesouro Público, foi pedido à Torre do Tombo que designasse a pessoa que receberia a documentação existente na 3.ª Repartição da Contadoria e pertencente à Secretaria das Justiças, Mercês e Chancelaria da Casa do Infantado. A 15 de Outubro, foi nomeado Manuel José Barreto, por Portaria da Torre do Tombo.

Em 1843, a 15 de Abril, em resposta ao ofício da Torre do Tombo de dia 10, o Ministério do Reino informou ter expedido uma Ordem ao governador civil do distrito de Lisboa para enviar o Cartório da Ordem de Malta para a Torre do Tombo.

Em 1856, a 21 de Novembro, por Ofício do Ministério da Fazenda, foram remetidos para a Torre do Tombo 164 maços de documentos da extinta Casa do Infantado, relativos aos almoxarifados, quintas e outras matérias constantes nas relações.

Em 1863, a 26 de Novembro, por Portaria do Ministério da Fazenda, mandaram-se devolver à Torre do Tombo, os livros e papéis das comendas e casas religiosas extintas, requisitados pelo Tesouro em 1839 e 1850, bem como todos os outros papéis e livros que estivessem na Direcção-Geral dos Próprios Nacionais: documentação pertencente às Casas do Infantado e das Rainhas, à Mesa da Consciência e Ordens, ao Conselho da Fazenda e extintos conventos, para completarem as "colecções" existentes na Torre do Tombo.

Os livros e papéis ainda necessários ao cadastro nacional seriam transferidos para a Torre do Tombo quando este estivesse concluído.

Em 1868, a 15 de Junho, por Portaria do Ministério do Reino, mandou-se integrar no respectivo fundo o "livro para notas dos contratos e emprazamentos do Priorado do Crato e Comendas anexas do ano de 1755 e 1756", entregue na Torre do Tombo por D. Francisca Luísa de Borja Cardoso.

Em 1894, a 14 de Maio, os tombos das comendas da Ordem de Malta que se encontravam no Arquivo dos Próprios Nacionais, descritos na relação assinada por A J de Campos Magalhães e Roberto de Campos, inspector dos Arquivos Públicos, foram transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo.

A documentação do Grão-Priorado encontra-se, em parte, incluída na da Casa do Infantado e outra parte está descrita na sequência das instituições eclesiásticas (C 270), sob a designação de “Ordem de Malta”, nomeadamente a série “Deliberações do Priorado”, de data posterior à sua integração na Casa do Infantado. Por outro lado, o tombo da comenda de São Brás está considerado em falta na sequência dos descritos como “Tombos das comendas da Ordem de Malta”. No entanto, o referido tombo, que tem o símbolo da Ordem na folha de rosto, encontra-se incluído nos tombos das comendas da Casa do Infantado.

A documentação contida nos maços encontra-se por tratar.
Scope and content
Contém documentação da Ordem de Malta e do Grão-Priorado do Crato, documentos relativos às igrejas da Ordem, cartas magistrais, traslados autênticos de bulas existentes no Cartório do Baliado de Leça, o índice do cartório de Leça, sentenças, alvarás, mercês, registos de chancelaria, das provisões, de decretos, avisos e ordens, deliberações, instrumentos de publicação de sentença, e de posse, visitações, visitas de melhoramento, processos de provas de nobreza, fidalguia e consanguinidade, estatutos, tombos das comendas, habilitações da ordem, relações dos cavaleiros, entre outros.
Arrangement
Reuniu-se intelectualmente a documentação do Grão-Priorado e estabeleceram-se secções orgânicas correspondentes às diversas repartições. Manteve-se, no entanto a numeração autónoma daquele conjunto documental.

Organização de acordo com as seguintes classes de natureza funcional: Regulamentos e constituições, órgãos dirigentes, comunidade, administração eclesiástica, património, administração patrimonial, obras e inventários, e funções culturais.
Access restrictions
Contém documentos sujeitos a autorização para consulta e a horário restrito.
Language of the material
Português
Other finding aid
Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardados no Arquivo da Torre do Tombo, Conventos Diversos, caderneta 3 (Santo Elói a Teatinos) (C 270) p. 64-81 [mais p. seguinte s.n.].

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUIVÍSTICA - "Guia geral dos fundos da Torre do Tombo: Primeira parte: Instituições do Antigo Regime: Administração Periférica: Domínios Casa Real e Casas Anexas". Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha, António Frazão; fot. José António Silva. 1.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2002. v. 4. p. 542-560. Exemplar disponível no Serviço de Referência do IAN/TT: (L 602 4). ISBN: 972-8107-68-4.

Relação dos tombos das comendas da Ordem de Malta transferidos do Arquivo dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, em 14 de Maio de 1894 (C 730).

Índice das habilitações da Ordem de Malta, próprios, letras A-Z (C 731).
Alternative form available
Contém cópias de consulta em microfilme e em formato digital.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Bragança, Ordem de São João do Hospital.

Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento da Baliagem de Leça - Matosinhos.

Portugal, Arquivo Distrital de Vila Real, Comenda de Nossa Senhora das Neves de Vilarinho dos Freires; Comenda de Santa Comba de Moura Morta; Comenda de São João da Corveira.

Portugal, Arquivo Distrital de Viseu, Comenda de Ansemil.

Portugal, Biblioteca Pública de Évora, Convento de São João da Penitência de Estremoz.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa da Coroa, Gaveta 6.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo da Casa da Coroa, Núcleo Antigo, n.º 459, n.º 239.

Portugal, Torre do Tombo, Arquivo dos Condes de Linhares

Portugal, Torre do Tombo, Casa dos Contos do Reino e Casa/Erário Régio.

Portugal, Torre do Tombo, Casa Fronteira e Alorna.

Portugal, Torre do Tombo, Casa do Infantado.

Portugal, Torre do Tombo, Conservatória de Malta.

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, parte 1, mç. 7, n.º 41.

Portugal, Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 42.

Portugal, Torre do Tombo, Manuscrito da Livraria n.º 1990.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério dos Negócios Estrangeiros (F), Arquivo dos Serviços Centrais (SF), Assuntos diversos (Col); Correspondência diplomática recebida (SC); Correspondência da Polónia e Grão Mestres da Ordem de Malta e Terra Santa (1755-1826) (SR), liv. 11,.

Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.

Portugal, Torre do Tombo, Provedoria de Torres Vedras, Tombos das comendas de São João de Jerusalém.

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios do Reino/Ministério do Reino (F), Expediente da Casa do Infantado (SC).

Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício (F), Inquisição de Lisboa (SF).
Publication notes
ALMEIDA, Fortunato de; PERES, Damião - História da Igreja em Portugal. Porto: Livraria Civilização, 1967-1971. 1967, vol. 1, p. 145, 148, 349-350; 1968, vol. 2, p. 222.
AZEVEDO, Pedro A de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua História, corpos que o compõem e organização. Lisboa: Academia de Estudos Livres, 1905. p. 36, 86, 173-176. Ed. facsimilada.
COSTA, Paula Pinto; ROSAS, Lúcia - "Leça do Balio no tempo dos Cavaleiros do Hospital". Lisboa : Ed. Inapa, 2001, 143, [1] p. : il. ; 32 cm. (Coleção Portucale). ISBN: 972-8387-87-3.
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento - guia histórico". Bernardo de Vasconcelos e Sousa (dir.), Isabel Castro Pina, Maria Filomena Andrade, Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos. Lisboa: Livros Horizonte, 2005, p. 467-474. Apresenta informação sobre a Ordem Militar do Hospital, do Convento da Flor da Rosa (Crato) e Convento de São João da Penitência de Estremoz, bem como informação relativa à localização geográfica, à história, às fontes impressas, aos estudos, ao estado actual dos edifícios e à localização das fontes manuscritas (inclui as unidades de descrição relacionadas). ISBN 972-24-1433-X.
Notes
Notas ao elemento "Datas": a data extrema de 1400 é relativa ao "livro de herdamentos e doações" do Mosteiro do Bailiado de Leça.

Localização geográfica actual: Convento da Flor da Rosa - distrito de Portalegre, concelho do Crato, freguesia da Flor da Rosa; Convento de São João da Penitência de Estremoz - distrito, Évora, concelho de Estremoz, freguesia de Santo André.

O tombo de 1740, foi mandado fazer para nele se trasladar e traduzir os papéis que se achavam no Cartório da Casa da Torre do Tombo, no Palácio de Leça.

Outras formas de nome: Ordem de São João do Hospital, Ordem do Hospital, Ordem Militar do Hospital, Sagrada Religião de São João de Jerusalém, Hospitaleiros de São João de Jerusalém, São João Baptista de Rodes, Hospitalários, Ordem de Malta, Ordem de São João de Malta, Malteses de Rodes.

O hospital de São Lázaro foi fundado pela Ordem de Malta.
Creation date
29/12/2006 00:00:00
Last modification
10/08/2016 10:22:38