Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Livro do registo das heranças e padroados que a rainha D. Leonor mulher d[o] rei D. João o segundo teve nestes reinos e depois tiveram as outras rainhas com alguns forais de suas vilas"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CR/001/315
Title type
Formal
Date range
1437 Date is certain to 1437 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (56 f.); perg.
Scope and content
O título deste livro atribui os bens à rainha D. Leonor, mulher de D. João II. Contudo, trata-se do livro das terras da rainha D. Leonor de Aragão, mulher de D. Duarte.

O livro contém os padroados e apresentações das igrejas sitas nas terras da rainha no bispado de Lisboa, doações feitas a D. Sancha, à rainha D. Beatriz, à rainha D. Isabel e aos filhos de D. Dinis, Maria Afonso e Pedro Afonso. As escrituras dos bens encontram-se registados por cadernos, relativos a Torres Vedras, Torres Novas e Alvaiázere, Sintra, Óbidos, Alenquer e Aldeia Galega da Merceana.

O códice contém, ainda, os forais de Torres Novas, Sintra, Torres Vedras, Alenquer e a carta de foro dada aos moradores do Monte de Alenquer.

No final do texto surge a assinatura, com guarda, de Fernão Lopes [Guarda Mor da Torre das Escrituras por 1418]. O livro está rubricado por Gonçalo Eanes, escrivão das escrituras da Torre do Tombo [por 1413 a 1440]. Encadernação acartonada coberta de brim pintado a óleo.
Physical location
Casa Real, Núcleo Antigo 315
Original numbering
Armário 17 do interior da Casa da Coroa, Livro 2 de Próprios
Previous location
Forais antigos, mç. 3, n.º 1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2021, o documento apresenta destacadas da lombada a pasta superior da encadernação e a primeira guarda em papel. Lombada desaparecida expondo as quatro nervuras.
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 1415
Creation date
23/07/2009 00:00:00
Last modification
09/04/2021 16:44:33