Documentos Particulares do Núcleo Antigo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/DPNA
Title type
Formal
Date range
1249 Date is certain to 1770 Date is certain
Dimension and support
6 liv.; perg.; papel
Biography or history
Apenas se conhece a história de um documento desta colecção: o cartulário mais antigo do mordomo-mor de Afonso III, referente a bens de senhorios particulares, designado de registo de bens de D. João de Portel.

Em termos gerais, desconhece-se a origem e história da colecção, embora se depreenda que houve a intenção de reunir documentos de natureza privada que, por razões diversas, e na sua maioria, desde longo data fizeram parte do fundo da Casa da Coroa.
Custodial history
Idêntica à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa".

Embora alguns dos documentos que integram actualmente esta colecção já existissem na antiga Torre do Castelo de S. Jorge, sobretudo os do século XIII - o cartulário dos bens de D. João Portel, por exemplo, já consta no inventário do Arquivo Real feito por Tomé Lopes, em 1529, quando Fernão de Pina foi nomeado guarda-mor -, XVI e XVII, supõe-se que esta colecção só tenha surgido como tal, no século XX, quando João Martins da Silva Marques, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 1950 e 1960, decidiu constituir, o chamado "Núcleo Antigo", correspondendo este a uma reorganização da documentação, descrita na 5ª parte do Inventário elaborado, em finais do século XVIII, por João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho. Na sequência dessa medida, esta colecção foi integrada naquele fundo, com a designação actual de Documentos Particulares do Núcleo Antigo.

Desde a sua constituição, em meados do século XX, e até 1990, permaneceu no Mosteiro de S. Bento, ano em que, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, foi transferida para as actuais instalações.
Acquisition information
Transferências sucessivas sem alteração de custódia, no caso dos documentos mais antigos.

Desconhecida, no caso dos posteriores a 1755.
Scope and content
Integra os seguintes livros de pessoas e instituições particulares: registo de bens de D. João de Portel e foral concedido, em 1262, aos povoadores de Portel; livro de matrícula dos estudantes do Colégio de Santa Cruz de Coimbra; tombo do mosteiro de S. Pedro de Pedroso em Lafões, da igreja de S. Miguel de Arcos (referente a bens pertencentes aos cónegos Regulares de Santo Agostinho do Convento de S. Simão da Junqueira doados a Manuel de Vasconcelos Pereira, promotor da Inquisição de Lisboa) e de casais pertencentes a D. Luís da Cunha; registo de receita e despesa da Misericórdia do Porto.
Arrangement
Ordenação cronológica dos documentos
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.

Existem, no entanto, restrições de acesso e de horário para os documentos que se encontram na Casa Forte sem reprodução em suporte alternativo.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Latim e Português
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Documentos Privados". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 104-106. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho - Núcleo Antigo: inventário [Dactilografado]. 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 574).

- "Documentos Particulares" in Núcleo Antigo: Inventário. Lisboa: AN/TT, 1996. 360 p. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-20-X. p. 203-204. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 574).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Inventário da documentação guardada na Casa Forte. [Dactilografado]. 1994. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 573).
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, de 1 doc. (Registo de bens de D.João de Portel), mf. nº 387.
Publication notes
Archivo Historico Portuguez. Lisboa. Vol. 4, (1906). Lisboa: Oficina Tipográfica, (1906). Tem transcrições do Livro de Registo de bens de D. João de Portel.
Archivo Historico Portuguez. Lisboa. Vol. 5, (1907). Lisboa: Oficina Tipográfica, (1907). Tem transcrições do Livro de Registo de bens de D. João de Portel.
Archivo Historico Portuguez. Lisboa. Vol. 6, (1908). Lisboa: Oficina Tipográfica, (1908). Tem transcrições do Livro de Registo de bens de D. João de Portel.
Archivo Historico Portuguez. Lisboa. Vol. 7, (1909). Lisboa: Oficina Tipográfica, (1909). Tem transcrições do Livro de Registo de bens de D. João de Portel.
HERCULANO, Alexandre - Portugaliae Monumenta Historica: leges et Consuetudines. Org. por Alexandre Herculano. Olisipone: Academiae Scientiarum Olisiponensis, 1856. Vol. 1.
SANTOS, Cândido Augusto Dias dos - Estudantes e constituições dos colégios de Santa Cruz de Coimbra (1534-1540). Porto: Faculdade de Letras, 1974.
Notes
Nota ao campo do Título:

Colecção também designada de Documentos Privados.

Nota ao campo da Data:

A data indicada reporta-se apenas às datas extremas da totalidade dos documentos da colecção. A informação das datas descritivas será fornecida no nível de descrição do documento.

Nota ao campo da Nota de Publicação:

A indicação da paginação das transcrições publicadas nos vários volumes do Archivo Historico Portuguez será fornecida no nível de descrição do documento.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
18/06/2013 14:09:15