XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/EAC17
Title type
Formal
Date range
1980 Date is certain to 1984 Date is certain
Dimension and support
338 cx., 4 mç., 25 doss.130 pt., 10 rl.; papel
Biography or history
A XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura foi organizada pelo Governo Português, sob os auspícios do Conselho da Europa, e subordinada ao tema " Os descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento".

No âmbito da Presidência do Conselho de Ministros foi instituído em 22 de Julho, pelo Decreto-Lei nº 244/80, o "Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura", alterado posteriormente pelo Decreto-Lei 189-A/81 de 3 de Julho. Ao Comissariado, presidido pelo comissário-geral Pedro Manuel Guedes de Passos Canavarro, coadjuvado pelo comissário-adjunto João Amândio Teixeira Goulart de Bettencourt, competiu "organizar a exposição, dinamizar o apoio das estruturas nacionais, garantir a execução, promover no País e no estrangeiro a necessária divulgação da exposição e incrementar e apoiar e realização de exposições cuja temática se enquadre nos objectivos gerais da XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura".

A Exposição foi distribuída por cinco núcleos ao longo da zona ribeirinha da cidade de Lisboa, segundo uma perspectiva cronológica dos temas escolhidos. A cada núcleo das exposições os organizadores associaram versos alusivos de Fernando Pessoa.

O primeiro núcleo subordinado ao tema "Os Antecedentes medievais dos descobrimentos portugueses" esteve patente no Convento de Madre de Deus, e foi coordenado por José Mattoso. O segundo núcleo, coordenado por Victor Pavão dos Santos, teve lugar na Casa dos Bicos e reportou-se ao tema "A Dinastia de Avis e a Europa". O terceiro núcleo, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga apresentou "A Arte, ciência e cultura nos séc. XV e XVI", tendo sido coordenado por Jorge Borges de Macedo. No Mosteiro dos Jerónimos realizaram-se duas exposições, uma sobre "As Navegações portuguesas e as suas consequências no Renascimento" e a outra sobre "A Arte na Rota do Oriente" com coordenação de Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque, correspondentes ao quarto núcleo. "A armaria portuguesa dos séc. XV e XVI" foi o tema do quinto núcleo coordenado por Avelino Teixeira da Mota e Luís de Albuquerque patente na Torre de Belém.

Este evento cultural contou com a participação de vários países que emprestaram esculturas e outras peças de arte, objectos científicos, instrumentos musicais, códices, manuscritos e mapas relacionados com os portugueses e a época dos descobrimentos. No âmbito do mesmo evento realizaram-se ainda outras actividades culturais, nomeadamente, sessões de cinema, teatro, música e poesia, em Lisboa e outras localidades do país.

A XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, decorreu no período de 7 de Maio a 2 de Outubro de 1983. Finda a sua actividade o comissariado foi extinto pelo Decreto-lei nº. 246 de 1984.
Scope and content
Correspondência do Comissariado com diversas entidades públicas e privadas, relativa, nomeadamente, à realização de provas, à requisição de funcionários, a representações, a empréstimos de obras de arte e a convites. Inclui ainda, actas, fotografias, levantamentos fotogramétricos, plantas e chapas de negativos fotográficos dos cinco monumentos onde estiveram patentes as exposições, programas, relatórios, e numerosos documentos relativos às despesas efectuadas (orçamentos, cobranças, liquidação de facturas, despesas, gratificações e ordens de pagamento).
Arrangement
A documentação mantém a organização original.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Inclui documentos em alemão, espanhol, francês e inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições Contemporâneas. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Fonseca Lopes Vaz dos Santos em 2002; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 2004. vol. V. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-83-8. p. 244-247. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/5).
Publication notes
DECRETO nº 244/80. D.R. I Série (80-07-22) [Criação do Comissariado para XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura]
DECRETO nº 189-A/81 D.R. I Série (81-07-03) [Alterações e ajustamentos do Decreto nº 244/80, de 22 de Julho]
DECRETO nº 246/84 D.R. I Série (84-07-19) [Extingue o Comissariado para XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura]
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - Os antecedentes medievais dos descobrimentos. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada no Convento da Madre de Deus, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - A Dinastia de Avis e a Europa. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada na Casa dos Bicos, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - Armaria dos secs. XV a XVII. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada na Torre de Belém, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - As navegações portuguesas e as suas consequências no Renascimento. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada no Mosteiro dos Jerónimos, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - A Arte e a Missionação na rota do Oriente. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada no Mosteiro dos Jerónimos, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidência do Conselho de Ministros. Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura - As descobertas portuguesas e o Renascimento, formas de coincidência e de cultura. Lisboa: Presidência do Conselho de Ministros, 1993 (Exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga, Maio-Outubro de 1993)
PORTUGAL. Presidente da República. 1976-1986 (António Ramalho Eanes) - Inauguração da XVII Exposição Europeia de Arte e Cultura: discurso de Sua Excelência o Presidente da República, General Ramalho Eanes. Lisboa: Dir. Geral da Divulgação, 1983.
Creation date
28/11/2006 00:00:00
Last modification
01/07/2022 10:29:19
Record not reviewed.