Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 4 das Capelas da Coroa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/FC/007/00004
Title type
Formal
Descriptive dates
[163-]
Dimension and support
1 liv. (370 f.); papel
Biography or history
Tombo mandado fazer por Provisão de D. Filipe II de Portugal, em virtude da informação que tinha de que as capelas de sua provisão andavam usurpadas por terceiros, de que trata o livro feito por Diogo de Castilho Coutinho, Guarda Mor da Torre do Tombo. Querendo o Rei dar ordem de forma a poder cobrar em favor das pessoas que ao presente as possuíam, houve por bem e mandou que na cidade de Lisboa se fizesse tombo das capelas contidas no livro citado, como no que antes dele havia, oferecido por João de Mendonça, cometendo tal trabalho ao Dr. Tomé Pinheiro da Veiga e aos adjuntos que o regedor nomeasse. A tarefa incluía o tombo de todos os bens das capelas com declaração de que as pessoas que as possuíam sem título, o Rei faria mercê delas em suas vidas, devendo manifestá-las e apresentar-se dentro de dois meses, se vivessem em Lisboa, ou dentro de quatro meses se vivessem fora, pelos lugares do Reino, estando presentes ao tombo diante do juiz dos tombos. Nas capelas que estivessem já julgadas e que pertencessem à Coroa, executar-se-iam as sentenças. O desembargador Tomé Pinheiro da Veiga daria conta do que em tudo se fizesse. Dada em Lisboa, a 4 de Outubro de 1619. Escrita por João Pereira de Castelo Branco (Capelas da Coroa, Livro 3, f. 163).

"E se farão três de um teor, um para andar na ordenança da capela, outro para a Torre do Tombo, outro para o livro das capelas da Coroaque há-de ir à provedoria".
Custodial history
Em 2022, janeiro, foram descritos os livros 1 a 7, a partir das informações disponíveis no ID L 11, "Índice Geográfico e Nominal das Capelas da Coroa que tem Tombos no Real Arquivo. Em 1813".
Physical location
Capelas da Coroa, liv. 4
Original numbering
Armário 3.º da nova Casa da Coroa
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 1995
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
27/04/2022 08:52:03