Fragmentos

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/FRA
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1200-1700?]
Dimension and support
22 cx. (69 mç.); perg., papel
Custodial history
Colecção formada, inicialmente, com documentos, maioritariamente do século XVI, truncados ou muito danificados, que por esta razão, não teriam sido incluídos no Corpo Cronológico ou no Núcleo Antigo. No entanto, a tipologia é semelhante e muitos fragmentos puderam ser integrados em livros e documentos dos referidos conjuntos. Com o decorrer do tempo, foram-se-lhes juntando outros fragmentos de documentos de natureza e épocas muito diversas, provenientes de outros fundos e capas de pergaminho com texto que têm sido retiradas de livros, nomeadamente notariais e de instituições eclesiásticas.

Tem uma história custodial similar à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa".

Do ponto de vista arquivístico, esta colecção é o resultado da acumulação de documentos de difícil identificação, dispersos ou em mau estado, provenientes de fundos e colecções do Arquivo da Casa da Coroa que, em 1757, foram transferidos para o Mosteiro de S. Bento da Saúde, em virtude da destruição da Torre do Castelo de S. Jorge, em 1755.

Correspondendo, de início, a uma prática arquivística de carácter excepcional, começada, provavelmente, durante o século XVI - na sequência da incorporação dos documentos de Pêro de Alcáçova Carneiro, posteriormente, Corpo Cronológico -, certo é que a sua execução continuou nos séculos subsequentes, consolidando a existência desta colecção, como se infere de informações posteriores.

Manuel da Maia, perante as dificuldades para organizar a documentação transferida, optou, de acordo com a prática arquivística da época, por constituir colecções ou por dar continuidade a outras, como aconteceu com a dos Fragmentos, ao agregar-lhe, pela força das circunstâncias, outros documentos.

No final do século XVIII, o guarda-mor, João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, mandou elaborar um inventário do Real Arquivo para facilitar as pesquisas, por um lado, para tomar conhecimento dos seus fundos, por outro. Este inventário foi dividido em seis partes distintas, abarcando todas as colecções e fundos que integravam o Arquivo da Casa da Coroa. Contudo, segundo o mesmo guarda-mor, alguns documentos que não foram ou não puderam ser identificados, deram azo a um novo acréscimo da colecção.

Com o advento do Liberalismo, e a consequente transformação do Arquivo Real em Nacional, esta colecção passou a fazer parte do património arquivístico do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A partie de 1834, decorrente das incorporações de instituições eclesiásticas, voltou a ampliar-se. Esta tendência só foi contrariada, durante o século XX, sobretudo a partir da década de 60 até à actualidade, e à medida que o seu tratamento arquivístico foi conhecendo novos desenvolvimentos, que conduziram à reconstituição de muitos documentos e de alguns fundos, transferidos, em 1990, para as actuais instalações.

Aguns documentos apresentam uma cota antiga inscrita a esferográfica de tinta azul, mas não sequencial e já sem significado

Em 2010, no âmbito do tratamento arquivístico da documentação guardada na Casa Forte, os documentos foram todos cotados, conservando a cota de caixa e maço, seguido do número sequencial de documento. Foram criados registos descritivos na base de dados para os documentos em cuja capilha se encontrava uma informação manuscrita pelas mãos de Maria José Leote, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha, António Frazão e outra não reconhecida.

Para os documentos que não apresentavam tal descrição, optou-se por apenas dar o título de Fragmento.

Acquisition information
Transferências sucessivas sem alteração de custódia.
Scope and content
Os fragmentos já identificados encontram-se classificados em: cartas para el-rei, cartas várias, minutas de cartas régias e de regimentos, lembranças para el-rei, documentos relativos às ilhas da Madeira e dos Açores, aos lugares de África, e à Índia e China, mandados, conhecimentos e quitações.

Existem ainda requerimentos vários, folhas de livros de contas, de livros de notas, pagamentos de soldos e fragmentos que dificilmente poderão ser identificados, quer devido ao mau estado de conservação, quer devido às suas pequenas dimensões.

As capas de pergaminho com texto ou pautas de música que serviam de capas a livros notariais e de instituições eclesiásticas foram também guardadas nesta colecção.
Arrangement
Organização por assuntos.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.

Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade da Torre do Tombo e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. "Fragmentos". in Guia de Fontes Portuguesas para a História de África. Elaborado por Isabel Castro Pina; Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações Portuguesas; Fundação Oriente; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000. 3º vol..ISBN 972-27-1017-6. p. 61. Publicado sob os auspícios da Unesco e Conselho Internacional de Arquivos.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. "Fragmentos". in Guia de Fontes Portuguesas para a História da Ásia. Elaborado por Fernanda Olival; Isabel Castro Pina; Maria Cecília Henriques; Maria João Violante Branco. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações Portuguesas; Fundação Oriente; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998. 1º vol.. ISBN 972-27-0903-8. p. 96-97. Publicado sob os auspícios da Unesco e Conselho Internacional de Arquivos.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Fragmentos". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Dias Farinha; Maria de Fátima Dentinho Ó Ramos; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0..p.95-96. Acessível na Torre do Tombo, ID L 602.

Inventários:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Fragmentos: inventário genérico. [Dactilografado]. [196?]. Acessível na Torre do Tombo, ID L 265 C.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, dos documentos da cx. nº 12, mç. 1-6, mf. 5108, 5163, 5164; em formato digital de imagens de documentos disponíveis em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm.

Cópia em suporte digital.
Related material
Relação genérica: Portugal, Torre do Tombo, Casa Real (PT-TT-CR); Portugal, Torre do Tombo, Colecção de Cartas (PT-TT-CART); Portugal, Torre do Tombo, Contos de Lisboa / Contos do Reino e Casa (PT-TT-CRC); Portugal, Torre do Tombo, Contos do Estado da Índia (PT-TT-CRC/CEI); Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico (PT-TT-CC); Portugal, Torre do Tombo, Crónicas (PT-TT-CRN); Portugal, Torre do Tombo, Gavetas (PT-TT-GAV).
Publication notes
LEAL, Maria José da Silva Leal - Fundos de Arquivos. [s.l]: Editorial Estampa, [s.d]. Separata da revista Nova História: século XVI, nº 1. p.144-159. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 930.255 (469.411).
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TT Online [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- . [consult. 11 de Out. 2006]. Actualização diária.Tesouros da Torre do Tombo. Disponível em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm . Imagens digitais de documentos da Colecção de Fragmentos.
ASKINS, Arthur L-F; DIAS, Aida Fernanda; SHARRER, Harvey L. - "Fragmentos de textos medievais portugueses da Torre do Tombo". Lisboa: IAN/TT, 2002. p. 51-57, 71-76. Contém a descrição e a transcrição do texto, e a reprodução dos fólios. Contém também, no apêndice, as notícias de textos integrais e de fragmentos das traduções para português e para galego das Sete Partidas de Afonso X, o Sábio.
Notes
Nota ao campo da data:

Data de acumulação: [1569-1843].
Creation date
29/03/2011 00:00:00
Last modification
05/09/2018 11:59:02
Record not reviewed.