Família Sinel de Cordes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FSC
Title type
Formal
Descriptive dates
Séc. XVI-XIX
Dimension and support
14 cx. (18 mç.); papel, perg.
Extents
18 Maços
Biography or history
A família Cordes, segundo os genealogistas, é proveniente da nobreza flamenga. O apelido foi introduzido em Portugal na época de Filipe III, através João Baptista de Cordes, que se fixou em Lisboa, tendo exercido o cargo de tesoureiro do Fisco Real.

Entre os Cordes contam-se alguns cavaleiros da Ordem de Cristo, familiares do Santo Ofício, fidalgos da Casa Real, como António Brandão de Cordes Pina e Almeida e António Brandão de Cordes, professores na Universidade de Coimbra e um ministro das Finanças (1926, 1927, 1928), o general João José Sínel de Cordes (1867-1930). Este último foi director da Aeronáutica Militar, presidente do Conselho Superior de Disciplina do Exército, vice-governador do Banco Nacional Ultramarino, vice-presidente do Conselho do Ar, grã-cruz das Ordens de Cristo e de Avis, comendador da Torre e Espada, da Ordem de S. Miguel e de S. Jorge e da Ordem de Leopoldo da Bélgica e oficial da Legião de Honra.
Custodial history
Em 2017, ao documento com a cota Casa de Sinel de Cordes, cx. 2, mç. 3 n.º 1 foi integrado o documento com a cota Casa de Sinel de Cordes, cx. 2, mç. 3 n.º 3, por se ter verificado que eram um único documento, formando assim um bifólio completo.

Acquisition information
Não foi ainda encontrada informação sobre a data de aquisição desta documentação. Segundo Pedro de Azevedo, em obra publicada em 1906, a família Sinel de Cordes tinha pedido para se guardar na Torre do Tombo, 17 maços de escrituras que lhe dizem respeito.
Scope and content
Fundo constituído por testamentos, inventários, partilhas, processos, títulos, escrituras de compra, autos de posse, tombos, dotes, relações de bens e de foros, correspondência. A documentação é relativa a bens e propriedades em Abrantes (Pouchão, Rio Pombal, Alfarredade, Casais de Revelhe ou da Cordeira, Gumeme, Casal de Folques, Abrançalha, Casal dos Beirins, Rio de Moinhos, Casal da Ameixieira e Carreira do Mato, Mouriscas, Mação, Alvegas), Tramagal, Gavião, Sardoal, Lorvão, Covilhã (Aldeia Nova das Donas), Tomar, Golegã, Porto, Cardigos, Carvoeiro, Sertã, Proença a Nova, Castelo Branco, Penamacor, Coimbra (Copeira, Pereira), Lamarosa, Elvas, Lisboa, Olivença e Baía.

Os documentos reportam-se, entre outras, às seguintes personalidades: Luis Galvão Coutinho de Castro e Ataíde, António Carlos de Cordes Brandão, Carlos Brandão Pereira de Cordes (filho de Simão de Cortes, casado com D. Catarina Pereira Brandão), Fr. António Brandão (fidalgo da Casa Real e comendador de Torres Novas e de Torres Vedras), José Inocêncio Soares de Brito, Carlos de Cordes Brandão de Almeida, alcaide do Sardoal, casado com D. Joaquina Maria Xavier de Macedo Oliveira e Brito, José António Carlos de Cordes Brandão, António de Cordes Brandão Macedo e Ataíde, D. Maria José de Cordes Brandão de Almeida, casada com Manuel Luís de Sousa.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação (caixas).
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Família Sínel Cordes". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa. Concluída por Ana Maria Lopes Vaz dos Santos a nível da história familar e âmbito e conteúdo; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 261-263. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da América Latina. V. 1. Lisboa: CNCDP: Fundação Oriente; INCM, 1997, p. 129. ISBN 972-27-0871-6.

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. Vol. 1. Lisboa: INIC, 1984, p. 101.
Creation date
11/12/2006 00:00:00
Last modification
29/08/2017 12:56:29
Record not reviewed.