Digital representation
Digital representation thumbnail

Carta de Pêro Vaz de Caminha

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/8/2/8
Title type
Atribuído
Date range
1500-05-01 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Vera Cruz
Dimension and support
14 f. (296 x 212 mm); papel
Scope and content
A Carta está datada de Vera Cruz, 1 de Maio e assinada por Pêro Vaz de Caminha, escrivão da feitoria de Calecut, enviado por D. Manuel na armada de Pedro Álvares Cabral, e é o primeiro testemunho da existência de um mundo até então desconhecido dos povos ligados por contiguidade geográfica, o primeiro testemunho de uma realidade que mudou verdadeiramente a face da terra. Foi escrita no período crucial dos Descobrimentos, nos tempos em que a ciência náutica finalmente tornou possível fazer o reconhecimento do nosso planeta. As pessoas referidas na carta são, em primeiro lugar Pedro Álvares Cabral, o responsável pela armada, e outros,mencionados ou não, que faziam parte da expedição, eram capitães experientes, pertencentes a grandes famílias portuguesas, bem como grandes comerciantes florentinos. A Carta faz um relato muito circunstanciado dos costumes dos habitantes da terra, o seu comportamento pacífico, mesmo dócil, suas casas, alimentação, vestuário, vários utensílios como arcos, setas, machados, aves, a cor da terra, os densos arvoredos, a inexistência de animais domésticos. É também de realçar a forma como Caminha se refere aos índios: a três séculos de Rousseau, vemos o olhar maravilhado perante o seu bom primitivismo, a sua ingenuidade, a sua inocência. É como que a antecipação do mito do bom selvagem, que Rousseau teorizou e que originou obras como Atala e René, de Chateaubriand, ou o Guarani, do brasileiro Alencar.

A Carta foi escrita por uma testemunha presencial que acompanhou a armada e participou na expedição feita em terra firme, sob o comando de dois homens experientes, escolhidos por Cabral. Ele tinha a incumbência de transmitir ao rei todas as ocorrências e por isso esteve sempre no centro das operações. O tratado de Tordesilhas tinha sido assinado havia pouco tempo, e urgia comunicar a descoberta do novo mundo. A Carta guarda-se na Torre do Tombo no lugar próprio - nas inquirições, ou seja, os inquéritos a que se procedeu desde os primórdios da nacionalidade para se saber a situação dos bens e direitos da Coroa. A Carta é uma inquirição - de características específicas, decerto, próprias da natureza dos bens a inquirir. As descrições e confrontações habituais, tendo como pontos de referência acidentes geográficos diversos e bens de raiz dos mais diferentes senhorios, dão lugar ao relato dos sucessos primeiro da armada e por fim em terra firme. Em terra firme, a inquirição ganha contornos ímpares, pois que ímpar era a realidade. A Carta é pois um documento de arquivo que, devido à capacidade de observação, à cultura e ao talento do seu autor reúne a característica por excelência da obra literária - o prazer de a ler.



Tem junto 8 documentos:

- um fac-símile da carta executado por processo xerográfico sobre papel Fabriano Ingrés;

- uma fotocópia da carta;,

- duas reproduções parciais em fotocópia;

- uma cópia 'para melhor inteligência' mandada fazer pelo guarda-mor da Torre do Tombo em 19 de Fevereiro de 1773;

- dois autos de autenticação dos fac-símile;

- o certificado de inscrição no Registo da Memória do Mundo pela Unesco, de 29 de Julho de 2005.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Gavetas, Gav. 8, mç. 2, n.º 8
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 422

Cópia em formato digital.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma da Gavetas, liv. 13, f. 43.
Publication notes
A CARTA DE PÊRO VAZ DE CAMINHA [ed lit.]. Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, coord. Joaquim Romero Magalhães, João Paulo Salvado, rev. José Virgílio Pissarra. Lisboa : C.N.C.D.P., 2000. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 358/07.
A Carta de Pero Vaz de Caminha: documentos e ensaios sobre o achamento do Brasil. São Paulo (DBA Artes Gráficas, 1999. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 910.4(093).
CAMINHA, Pêro Vaz de - A carta de Pero Vaz de Caminha. Estudo critico de J. F. de Almeida Prado, texto e glossário de Maria Beatriz Nizza da Silva . Rio de Janeiro: Agir Ed., 1965.
CAMINHA, Pêro Vaz de - A carta de Pero Vaz de Caminha. Estudos Manuela Mendonça; Margarida Garcez Ventura ; pref. Joaquim Veríssimo Serrão. 1ª ed.. Ericeira: Mar de Letras, 1999. A visão do paraíso: comemorações dos 500 anos do achamento do Brasil. CNCDP ANTT. Texto em braille. ISBN 972-8379-21-8. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 665/06.
CAMINHA, Pero Vaz - Carta de Pêro Vaz de Caminha : reprodução fotográfica. Archivo Nacional da Torre do Tombo ; fot. José Maria da Silva. Lisboa: Photographia Portugueza, 1900. Exemplar disponível na Torre do Tombo, Biblioteca SV 4661.
CORTESÃO, Jaime - A carta de Pero Vaz de Caminha . Rio de Janeiro: Livros de Portugal, imp. 1943. V, 351, [4] p. ; 22 cm. - (Clássicos e contemporâneos ; 1) . - Contêm fac-símile da Carta de Pero Vaz de Caminha. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca,
Exposição Auto do Nascimento, Lisboa, Palácio de Belém, Dezembro 1999/Janeiro 2000 - Auto do Nascimento : leituras da Carta de Pêro Vaz de Caminha e outros tesouros. [Lisboa]: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses : Portugal Brasil 1500 2000, [1999]. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, CE 326.
OS PRIMEIROS 14 DOCUMENTOS RELATIVOS À ARMADA DE PEDRO ÁLVARES CABRAL. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999.
PAULA, António Neto de - Os alimentos transportados pela armada de Pedro Álvares Cabral, segundo a Carta de pero Vaz de Caminha. Teresina : Instituto Dom Barreto, 2000. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca, 910.4.
Simões, Henrique Campos - O achamento do Brasil: A carta de pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel. Salvador : Editus : EGFA, 1999. ISBN 85-86485-60-8. Exemplar disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 1420/06.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC, CULTURAL ORGANIZATION - Memory of the world: the treasures that record our history from 1700 BC to the present day. Gasglow; Paris: Collins; UNESCO, 2012. 607 p. ISBN 978-0-00-7482279-5; 978-92-3-104237-9. p. 159. Exemplar disponível na Torre do Tombo, Biblioteca 930.25 MEM.
VITERBO, Sousa - Pero Vaz de Caminha e a primeira narrativa do descobrimento do Brasil: notícia historica e documental. Lisboa: Typographia Universal, 1902. Exemplar disponível na Torre do Tombo, Biblioteca SV 1413 (7).
Notes
Título atribuído.

A Carta de Pêro Vaz de Caminha foi inscrita no Registo da Memória do Mundo, Programa da UNESCO, por recomendação do respectivo Comité Internacional Consultivo, reunido na China de 13 a 16 de Junho. (informação oral recebida dia 21 de Junho de 2005 da Comissão Nacional da UNESCO e notícia do mesmo dia no site da UNESCO http://portal.unesco.org.

Em 22 de Abril de 2013, na Torre do Tombo, foi apresentada e recitada 'A carta de Pedro Vaz de Caminha', projecto musical e composição de Rui Castilho de Luna.



ttonline_tesouros_relatos_celebres

Registo Memória do Mundo inscrito em 2005.
Creation date
08/07/2010 00:00:00
Last modification
21/03/2016 16:39:46