Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta respondendo à dúvida do marquês sobre certo valor em dinheiro do foral de Vila Real, enviada por Fernão de Pina ao rei D. Manuel I e onde aproveita para lhe pedir a apresentação da igreja de Carreço [?] para outro dos seus filhos, após a sua morte

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/15/12/15
Title type
Atribuído
Date range
1520-11-02 Date is certain to 1520-11-02 Date is certain
Descriptive dates
Montemor
Dimension and support
1 doc. (2 f.); papel
Scope and content
A primeira parte da carta refere-se ao valor posto em causa pelo marquês de Vila Real ao rei D. Manuel I, por estar eventualmente "respançado", suscitando a indignação de Fernão de Pina, pois o marquês, de quem observa "parece muito de homem bruto ou não sabedor", se tivesse dúvidas tinha como tirá-las se consultasse o exemplar que o concelho tinha na câmara, do mesmo teor, e que tal como o seu, tinha sido entregue pelo corregedor da comarca, "porque para tais cousas mandou Vossa alteza fazer três forais para cada lugar".

Na segunda parte, o autor da carta que já tinha escrito ao Rei sobre o mesmo assunto, refere a apresentação da igreja de Carreço (?) que estava entregue ao filho que Fernão de Pina mandou para a Índia, na companhia de Diogo Lopes, e onde foi morto. Em face disso, pede ao Rei que, após a sua morte, ou por renunciação, "e porque eu tenho enquanto Deus quiser outros filhos que vivem com vossa alteza e com seus filhos" consinta que passe a apresentação da igreja, que lhe tinha ficado "cum Retentione e com regresso que foi o primeiro que em Roma se deu", a outro filho. Acrescenta "beijar-lhe-ei as mãos para mitigar alguma parte de meu mal".

Termina dizendo "E não me estendo em mais palavras, porque se minhas obras não bastam não quero que as palavras o mereçam".
Physical location
Gavetas, Gav. 15, mç. 12, n.º 15
Original numbering
Gaveta 15, Maço 12, N.º 15
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Pequena falha em uma das margens.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 7419, Item 11.

Cópia em formato digital.
Creation date
04/01/2011 00:00:00
Last modification
24/11/2021 14:24:37