Correspondência

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/HB/1
Title type
Atribuído
Date range
1873 Date is certain to 1963 Date is certain
Dimension and support
46 cx. (4952 ui.); papel
Custodial history
Em 2013, encontraram-se documentos já numerados segundo critérios diferentes dos que são usados, actualmente, no ANTT. Uma vez que os documentos se encontram assim referenciados em obras publicadas, foi decidido não fazer qualquer alteração.



Alguns documentos apresentam o registo da sua recepção.
Scope and content
A documentação desta série reune, na sua maior parte, a correspondência recebida pelo Conde de Burnay no decurso da sua actividade política, financeira, empresarial e patrimonial. Após a morte do Conde de Burnay, em 1909, e, entre 1909 e 1924, a correspondência passa a ser dirigida a seu filho primogénito, Henrique Burnay, 2º conde de Burnay, e a seu genro, Carlos Alberto Soares Cardoso, visconde do Marco, este na qualidade de presidente da Comissão Liquidatária da Herança da Senhora Condessa de Burnay. O número de correspondentes é superior a 2000.

A correspondência familiar é, praticamente, inexistente. Os grandes temas são as actividades de Henry Burnay & Cia, o Comité Central de Paris, a Companhia dos Tabacos, os Caminhos de Ferro, as operações financeiras e os empréstimos ao Estado, as candidaturas legislativas, as manobras políticas e as polémicas com a imprensa, a "Questão da nacionalidade", as aquisições de bens de consumo e objectos de arte para o recheio dos palácios, os festejos e comemorações oficiais, a acção social e o funcionamento do seu estabelecimento termal e do hotel de Vernet-les-bains, nos Perineus franceses.

Esta documentação compreende os originais de correspondência recebida, cartas, cartões, telegramas, alguns desenhos e ainda notas manuscritas, apontamentos, cópias e rascunhos da correspondência expedida.

No verso da correspondência recebida encontramos, maioritariamente e durante a vida do Conde de Burnay, a data em que foi expedida a resposta e a menção de alguns temas mais relevantes, informações a cargo do seu secretário.

A documentação contém também um copiador da correspondência de Lambertine Forgeur Burnay, que abrange um período de perto de meio século, desde 1816 a 1862. Inclui não só as cartas de Lambertine Burnay, como ainda outras de seu marido, sua mãe e mais familiares.

Esta série encontra-se individualizada, mas, no entanto, existem em todas as secções "séries de correspondência" relativas aos temas que nelas estão englobados.
Arrangement
A documentação manteve a organização original e foi agrupada em 24 períodos cronológicos, estabelecidos pelo produtor, segundo critérios nem sempre perceptíveis. Dentro destes 24 períodos cronológicos, a documentação encontra-se ordenada alfabeticamente pelo último apelido de cada correspondente, individual ou nome de empresa, e os documentos de cada correspondente estão ordenados cronologicamente.
Physical location
Arquivo Burnay, Correspondência, cx. 26 a 51
Creation date
19/01/2011 00:00:00
Last modification
17/02/2014 10:40:24