Índices diversos do Núcleo Antigo

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/IDNA
Title type
Formal
Date range
1525 Date is certain to 1828 Date is certain
Dimension and support
6 liv.; papel
Biography or history
Apenas se conhece a história de alguns destes documentos. Em termos gerais, desconhece-se a origem e história desta colecção, embora se possa depreender, a avaliar pelo tipo de alguns destes instrumentos de descrição, que ela tenha sido constituída com um intuito meramente pragmático de responder a necessidades de funcionamento, controlo e pesquisa (a título de exemplo, saliente-se a recuperação de informação de documentos cancelados) da documentação do Real Arquivo.
Custodial history
Idêntica à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa".

Embora alguns dos índices que integram actualmente esta colecção já existissem na antiga Torre do Castelo de S. Jorge, sobretudo os do século XVI e XVII, supõe-se que esta colecção só tenha surgido como tal, no final do século XVIII, no decurso dos trabalhos de organização e inventariação do Real Arquivo levados a cabo pelo então guarda-mor, João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho, com o intuito de tomar conhecimento dos seus fundos, por um lado, facilitar as pesquisas, por outro. O inventário, então produzido, foi dividido em seis partes distintas, abarcando todas as colecções e fundos que integravam o Arquivo da Casa da Coroa. A parte 5ª do referido inventário, intitulada de "Diversas Matérias", incluiu a descrição de alguns destes catálogos e índices no âmbito de uma secção intitulada de documentos avulsos.

Com o advento do Liberalismo, e a consequente transformação do Arquivo Real em Nacional, esta documentação passou a fazer parte do património arquivístico do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Já no século XX, João Martins da Silva Marques, director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre 1950 e 1960, decidiu numerar em sequência a parte da documentação designada de "Diversas Matérias" do inventário anterior, surgindo, assim, o chamado Núcleo Antigo, onde a descrição desta documentação foi integrada com a designação actual de "Índices Diversos do Núcleo Antigo.

Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, esta colecção foi transferida para as actuais instalações.
Acquisition information
Transferências sucessivas sem alteração de custódia.
Scope and content
Colecção constituída por catálogos e índices referentes à descrição e recuperação de informação do Núcleo Antigo. Alguns têm menção de autoria, outros não foi possível identificá-la.

Da informação descrita, destacamos: uma colecção de documentos sobre o reino do Algarve, mandada fazer pelo Marquês de Pombal, enquanto Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino; índices de ordens régias relativas ao governo da capitania da Madeira e de Angola; índices alfabéticos de pessoas, corporações e terras relacionadas com Forais Antigos; índice onomástico não identificado; índice de documentos cancelados, mandado elaborar pelo Visconde de Santarém, guarda-mor do Real Arquivo.
Arrangement
Pelo tipo de Instrumento Documental.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Índices Diversos". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 103. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

COUTINHO, João Pereira de Azeredo - Núcleo Antigo: inventário. [Manuscrito]. 1776. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 299A).

Descrição de livros desta colecção na V Parte, fl.72.

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho - Núcleo Antigo: inventário [Dactilografado]. 1995. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 574).

- "Índices Diversos" in Núcleo Antigo: Inventário. Lisboa: AN/TT, 1996. 360 p. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-20-X. p. 200-201. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 574).
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo - cópia de segurança de documentos do Real Arquivo que, em 1774, se encontravam em mau estado e do sumário dos bens conservados, acessível no catálogo dos documentos sobre o reino do Algarve (NA Liv. 893).
Notes
Nota ao campo do Título:

Colecção também designada de Índices Diversos.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
18/06/2013 14:06:57