Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 3 de Além-Douro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/LN/0003
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]-1511-08-14
Dimension and support
1 liv. (15 f. n. num., 301 f. num.; 515 x 380 mm); perg.
Scope and content
Abrange o Minho e Trás-os-Montes.

Contém cartas de doação, de mercê, de privilégio, de privilégio de couto, de aprovação de contrato, de quitação, de licença (para compra de bens, para fazer legado), cartas de confirmação (de perfilhação, de aprovação de sentença, de doação, de compra, de perdão ), de ofício, cartas de aforamento. Contém também cartas de confirmação geral de privilégios, concedidos a cidades, a vilas, a concelhos, a reguengueiros, capítulos especiais concedidos a vilas e a cidades.

Contém ainda documentos relativos à administração de capelas instituídas em diferentes igrejas, aos bispos e cabido do Porto e de Braga, ao bispo de Lamego, ao hospital de São Paio.

Contém tabuadas organizadas tematicamente com iniciais iluminadas: a primeira com T iluminado (de Título) contém os nomes dos particulares e os bens possuídos e cartas de aforamento; a segunda com T iluminado (de Título) refere as cidades vilas e lugares, comunidades em mesteres, estudo, casas de justiça e direitos reais, ofícios, reguengueiros e outros; a terceira com T iluminado (de Título) menciona as igrejas, mosteiros, hospitais, administrações de capelas, casas de províncias, confrarias, entre outros.

Códice autenticado pelo licenciado Pedro Álvares da Grã (Petrus) e por Francisco Barradas. Fólio iluminado, «Dom Manvel» escrito em letra capitular, contendo o registo da carta de D. Manuel pela qual mandou fazer os livros que vieram a ser designados por Leitura Nova, como se pode ler no texto "A quantos esto a perpétua memória feito virem fazemos saber que assim como o próprio e principal cuidado dos que têm algum cargo deve ser trabalhar com as cousas que lhe são encarregadas sejam postas no mais próspero e melhorado estado [...]".

Refere que foi acabado a 14 de Agosto de 1511.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Leitura Nova, liv.3
Original numbering
Leitura Nova, Além-Douro, liv. 3; Armário 1 da Casa da Coroa
Language of the material
Português, latim; letra gótica
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 983; Existe reprodução fotográfica do documento.
Related material
Leitura Nova, liv. 1, 2, 5

Leitura Nova, liv. 4
Notes
Documento seleccionado para a exposição virtual "D. Manuel I: 500 anos da morte". [Em linha]. [Consult. 13 Dez 2021]. Disponível em WWW:



ttonline_tesouros_grandes_iluminados
Creation date
07/04/2010 00:00:00
Last modification
13/12/2021 16:23:35