Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 4 de Além-Douro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/LN/0004
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]-1513-08-10
Dimension and support
1 liv. (27 f. n. num., 300 f. num.; 540 x 390 mm); perg.
Scope and content
Abrange o Minho e Trás-os-Montes.

Contém cartas de doação, de mercê, de privilégio, de privilégio de couto, de aprovação de venda), de quitação, de licença (para compra de bens, para fazer legado, para fazer escambo, para instituir capela), cartas de confirmação (de contrato, de transacção, de escambo, perfilhação, de aprovação de venda, de doação, de compra, de privilégio), cartas de aforamento, de sentença. Contém também cartas de confirmação geral de privilégios, concedidos a cidades, a vilas, a concelhos, a oficiais, a moradores de lugares, capítulos especiais concedidos a vilas e à cidade do Porto.

Contém ainda documentos relativos à administração de capelas instituídas em diferentes igrejas, ao arcebispo e cabido da sé de Braga, ao bispo e cabido do Porto, às mulheres pobres do oratório de Vera Cruz, em Guimarães.

Contém tabuadas organizadas tematicamente com iniciais iluminadas: a primeira com T iluminado (de Título) contém os nomes dos particulares e os bens possuídos e cartas de aforamento; a segunda com T iluminado (de Título) refere as cidades vilas e lugares, comunidades em mesteres, estudo (universidade), casas de justiça e direitos reais, ofícios, reguengueiros e outros; a terceira com T iluminado (de Título) menciona as igrejas, mosteiros, hospitais, administrações de capelas, casas de províncias, confrarias, entre outros.

Códice autenticado pelo licenciado Pedro Álvares da Grã (Petrus).

Fólio iluminado, «Dom Manvel» escrito em letra capitular, contendo o registo da carta de D. Manuel pela qual mandou fazer os livros que vieram a ser designados por Leitura Nova.

No registo superior, as armas de Portugal e as esferas armilares. Todo o frontespício se conjuga e reflecte, em várias linguagens, a condição e estatuto de D. Manuel. Essa condição e estatuto estão expressos na sua heráldica, no medalhão ou tondo na zona inferior do fólio representando uma armada em festa, na intitulação do rei: «Dom Manuel por graça de Deus Rei de Portugale dos Algarves d'aquém e dalém-mar em África, senhor de Guiné e da conquista navegação e comércio de Etiópia Arábia Pérsia e da Índia», e no preâmbulo, ou narrativa.

Refere que foi acabado a 10 de Agosto de 1513.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Leitura Nova, liv. 4
Original numbering
Leitura Nova, Além-Douro, liv. 4; Armário 1 da Casa da Coroa
Language of the material
Português, latim; letra gótica
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 984; Existe reprodução fotográfica do documento.
Related material
Leitura Nova, liv. 1, 2, 3, 5.

Leitura Nova, liv. 3
Publication notes
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - A imagem do tempo: livros manuscritos ocidentais / [org.] Museu Calouste Gulbenkian, coord. Aires Augusto Nascimento, trad. Richard Trewinnard, rev. António Alves Martins. - Lisboa : F.C.G., 2000. - 485 p. : il. ; 29 cm. - Bibliografia, p. 469-475. P. 296-297.
Notes
Título atribuído. Título formal:"Quarto da comarca d Alem Doyro. Leytura d el Rey Dom Joham segundo e d el Rey Dom Afonso quinto e d el Rey Duarte". Inicial Q (de Quarto) decorada.

Documento seleccionado para a exposição virtual "D. Manuel I: 500 anos da morte". [Em linha]. [Consult. 13 Dez 2021]. Disponível em WWW:



ttonline_tesouros_grandes_iluminados
Creation date
07/04/2010 00:00:00
Last modification
13/12/2021 16:24:03