Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro 7 de Odiana

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/LN/0015
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[15--]
Dimension and support
1 liv. (19 f. n. num., 244 f. num.; 537 x 397 mm); perg.
Scope and content
Abrange o Alentejo, o Algarve, e localidades da actual Estremadura: do termo de Almada, Setúbal.

Contém cartas de doação, de doação e mercê, de transacção, de escambo, de tença, de privilégio (concedidas a particulares, a vilas, a moradores, a cristãos novos), de armas, de couto, de contrato, de quitação, de acordo, de escudeiro, de instituição capelas e de morgados, de licença (para venda de bens, para fazer estalagem e mancebia), cartas de confirmação (de doação, de privilégio, de elevação a cidade, de licença, de ofício, de acordo, de foral), de venda, de capitania, de aforamento. Contém também cartas de demarcação. Contém ainda documentos relativos à administração de capelas, a confraria, a beneficiados, ao bispo e cabido da sé do Porto, ao bispo do Algarve.

Contém tabuadas organizadas tematicamente com iniciais iluminadas: a primeira com T decorado (de Título) contém os nomes dos particulares, e os bens possuídos por contrato, e os aforamentos de bens (na primeira lauda, em baixo está registado «todollos parrafos desta tavoada fez Medina»); a segunda com T decorado (de Título) refere as cidades vilas e lugares, comunidades e mesteres, estudo, casas de justiça e direitos reais, ofícios, reguengueiros e outros; a terceira com T decorado (de Título) menciona as igrejas, mosteiros, hospitais, administrações de capelas, casas de províncias, confrarias, entre outros.

Códice autenticado por Damião de Góis (Damianus Goes) e pelo Dr. Rodrigo Homem, guarda-mor (a partir da folha 232 v.) num traslado de instituição de morgado que Filipe I de Portugal autorizou que fosse lançado na Torre do Tombo, em 1596, e trasladado neste livro em 1597, assinado pelo escrivão da Torre do Tombo, Luís Alvarenga Figueiroa.

Calígrafo: Frei Diogo. Iluminador: António Fernandes.

Fólio iluminado, «Dom Ioam» escrito em letra capitular. Esferas armilares com filactera «Spes mea in Domino». Não contém carta régia.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Leitura Nova, liv. 15
Original numbering
Leitura Nova, Odiana, liv. 7; Armário 1 da Casa da Coroa
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 995
Related material
Leitura Nova, liv. 9, 11, 13, 14

Leitura Nova, liv. 10

Leitura Nova, liv. 12

Leitura Nova, liv. 16
Notes
Título formal:"Livro septimo d' Odiana". Inicial L (de Livro) desenhada e decorada contendo as iniciais AV (Ave) Ma (Maria) GR (Gratia ?). Do lado direito a Pomba, representação simbólica do Espírito Santo.



ttonline_tesouros_grandes_iluminados
Creation date
12/04/2010 00:00:00
Last modification
14/04/2014 10:56:06