Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
MF
Ministério das Finanças
TTP
Tribunal do Tesouro Público
1813/1853
CTD
Contadoria
Tribunal do Tesouro Público
Description level
Subfonds
Reference code
PT/TT/MF-TTP
Title type
Formal
Date range
1813
to
1853
Dimension and support
594 u.i., papel
Biography or history
A administração da Fazenda Pública reorganizada pelo Decreto de 16 de Maio de 1832, extinguiu o Erário Régio, a Junta dos Juros dos Reais Empréstimos e o Conselho da Fazenda, surgindo, assim, o Tribunal do Tesouro Público. O seu regimento interno, no que diz respeito à parte administrativa, passou a ser o do extinto Conselho da Fazenda. De acordo com este diploma o Tesouro Publico Nacional (...) he a união de todos os direitos, rendas e bens da Fazenda Pública, aonde quer que eles existam (...).
Ainda que provisoriamente, o Tribunal do Tesouro Público foi extinto pelo Decreto de 26 de Setembro de 1836, tendo ficado as suas atribuições distribuídas pela Repartição da Secretaria de Estado da Fazenda, e sendo o despacho dos respectivos negócios regulado por diploma de 28 de Setembro. Este Tribunal veio, no entanto, a ser restabelecido pelo Decreto de 9 de Março de 1842.
Pelo Regulamento de 15 de Abril do mesmo ano, o referido Tribunal viu os seus serviços reorganizados, ficando a seu cargo, de acordo com o Art. 136 da Carta Constitucional, a administração, arrecadação e contabilidade da Fazenda Pública.
A Administração Central da Fazenda Pública sofreu nova reorganização pelo Decreto de 18 de Setembro de 1844; o serviço central do Ministério da Fazenda seria exercido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda, o serviço da administração, arrecadação e contabilidade dos impostos e rendimentos públicos seria exercido pelo Tribunal do Tesouro Público e o serviço de exame, verificação e julgamento das contas de todos os exactores da Fazenda e dos demais responsáveis para com o Tesouro Público seria exercido pelo Conselho Fiscal de Contas. Os serviços do Tribunal do Tesouro Público distribuíam-se por três repartições, a saber: Contribuições e Impostos Directos, Alfândegas e Impostos Indirectos e a dos Próprios Nacionais. Esta reforma difere das anteriores por separar as atribuições administrativas das de julgamento, estas últimas agora a cargo do Conselho Fiscal de Contas.
Tanto o Tribunal do Tesouro Público como o Tribunal do Conselho Fiscal de Contas receberam regulamento próprio, datado de 27 de Fevereiro de 1845.
Com o Decreto de 10 de Novembro de 1849, a Administração da Fazenda Pública do Estado sofreu uma nova reestruturação, mais sólida e ordenada, e em que o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda se converteu no seu responsável máximo, passando o serviço central do Ministério da Fazenda a ser exercido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e pelo Tribunal do Tesouro Público, que superintendia quatro direcções-gerais: a das Contribuições Directas com a Repartição dos Próprios Nacionais anexa, a das Alfândegas e Contribuições Indirectas, a da Tesouraria e a da Contabilidade. Finalmente o Decreto de 30 de Dezembro de 1869, trouxe modificações importantes aos serviços do Ministério da Fazenda, que ficou dividido em cinco direcções gerais e numa repartição do Gabinete do Ministro. As cinco direcções-gerais do Tesouro Público passaram, assim, a constituir as direcções gerais do Ministério.
Custodial history
Documentação incorporada em 1990, com a extinção do Arquivo Histórico das Finanças, e em 1994, com a documentação integrante do ex-Arquivo Central das Secretarias de Estado.
Scope and content
Documentação decorrente do expediente ordinário do Tribunal do Tesouro Público e das suas atribuições específicas ao nível legislativo.
Arrangement
Organização segundo critérios orgânicos e funcionais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Inventários:
FRAZÃO, António; GUIMARÃES, Catarina Ferreira - Tribunal do Tesouro Público: inventário [Impresso]. 2006. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 682-2). Coord. dos autores; elab. Catarina Ferreira Guimarães, Sérgio Alexandre Garção Bilé, Paulo Jorge da Silva Dias, António Garcia de Oliveira, Pedro Miguel Dias Rocha, Mário Jorge Calheiros de Sá.
Related material
Relação antecessora: Portugal, Torre do Tombo, Erário Régio, (PT-TT- ER)
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Alfândega de Angra do Heroísmo (PT-TT- MF/AAH); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda (PT-TT- MF/SENF); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcção-Geral da Fazenda Pública (PT-TT- MF/DGFP), Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcçã-Geral dos Próprios Nacionais (PT-TT- MF/DGPN), Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcção-Geral de Estatística e dos Próprios Nacionais (PT-TT- MF/DGEPN); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcção-Geral de Estatística e Fiscalização das Sociedades Anónimas (PT-TT- MF/DGFSA).
Creation date
05/11/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:18:30
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled