Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MMCG/2E
Title type
Atribuído
Date range
1581 Date is certain to 1675 Date is certain
Descriptive dates
[15--]-[16--]
Dimension and support
1 vol.; papel
Scope and content
Trata-se de um códice factício contendo correspondência oficial, particular, apontamentos, cadernos copiadores de correspondência, provavelmente reunidos por D. Francisco da Gama (1565-1632), 4.º conde da Vidigueira, enquanto vice-rei e governador da Índia (1.ª vez: 1597-1600; 2.ª vez: 1622-1628) e conselheiro de Estado na época filipina.

Entre os correspondentes encontram-se: D. Cristóvão de Moura, Pêro Guedes, Lopo Soares (secretário), Pedro Álvares Pereira, Bispo Capelão Mor, D. Francisco da Gama (4º Conde da Vidigueira), Fernão do Crom, Pêro Moniz (procurador de D. Francisco da Gama), Tomé da Silva (almoxarife da ribeira de Goa), D. Frei Luís de Brito e Meneses (Bispo de Meliapor), D. Álvaro de Meneses, D. Estêvão de Faro, Luís de Machado de Gouveia, Junta do Estado da Nobreza, Marquês de Alenquer (Vice rei), D. Luís da Gama, D. Álvaro de Abranches, Nuno da Cunha, Manuel Godinho de Herédia, Matias de Albuquerque, Tomé de Sousa Coutinho, Diogo do Couto, Francisco de Lucena, Rei de Ormuz, D. Roberto Sherley (embaixador na Pérsia), Diogo Velho, etc.

Alguns dos assuntos abordados são: entrada de Filipe II em Lisboa, assuntos pessoais de D. Francisco da Gama, entrega do governo da Índia ao bispo de Meliapor, regimento do dinheiro da arca, apontamentos sobre o regimento da matrícula, tréguas com Holanda, governo administrativo, financeiro (da Fazenda), diplomático, militar da Índia, dinheiro para as obras da Sé de Goa, regimento da Casa do Tombo de Goa, despesas da Inquisição da Índia, trato da seda, rendas de Goa, Salcete e Bardez, minas de Monomotapa.

- “Cópia da carta que escrevi a Sua Majestade a 23 de Agosto de 631 sobre as informações que se me pedem” - p. 60.

- “Cópia da carta que escrevi ao sr. Bispo Capelão Mor meu tio o ano de 1599 sobre os tombos das propriedades dos religiosos da Companhia” - p. 267.

- “Cópia de todos os apontamentos que dei em Madrid” - p. 361.

- Apontamento de Diogo do Couto sobre a Casa do Tombo de Goa - p. 345.

- Doc. bilingue com caracteres árabes - p. 483.
Physical location
Miscelâneas Manuscritas do Convento da Graça, tomo 2E (cx. 6)
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 7483
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
22/12/2016 13:37:23