Intendência das Obras Públicas

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/MOPCI-IOP
Title type
Formal
Date range
1759 Date is certain to 1859 Date is certain
Dimension and support
374 liv.
Extents
374 Livros
Custodial history
Segundo o proc. 5522, lv. 1, esta documentação foi incorporada no Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, por despacho da Direcção-Geral da Fazenda Pública de 4 de Fevereiro de 1941. Esta documentação pertencera ao antigo arquivo do Ministério das Obras Públicas que estava à guarda da mesma Direcção-Geral.

Em 1946, é pedida autorização para que a documentação, composta por livros, plantas e outros papéis e que estava a título de depósito no AHMF, seja transferida para as instalações do depósito das Trinas.

Por despacho da Direcção-Geral da Fazenda Pública de 23 de Março de 1946 foi autorizada a referida transferência.

Em 1980 foi transferida para a Biblioteca Nacional, onde chegou a integrar o projectado Arquivo Central das Secretarias de Estado e, finalmente, para a Secretaria de Estado da Cultura, vindo a ser incorporada na Torre do Tombo em 1992.
Scope and content
Relação de géneros e materiais que entravam e saíam no Armazém da Repartição das Obras Públicas. Construção, reparação e manutenção de edifícios públicos e privados, entre eles: Real Igreja do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela, Palácio da Ajuda, Praça do Comércio, igreja de Nª Srª da Conceição em Carnaxide, Erário Régio, Teatro Nacional D. Maria II, Passeio Público do Campo Grande. Matrículas de pessoas pertencentes à Repartição. Fornos de cal e gesso no rio Seco. Obras em calçadas, estradas e pontes do reino. Fornos de tijolo da Cova da Moura.
Access restrictions
Sem restrições de acesso.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno do IAN/TT.
Other finding aid
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - MOPCI - Intendência das Obras Públicas/Inspecção geral das Obras Públicas. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 661).
Related material
Portugal,Ministério do Reino (PT-TT-MR); Junta do Comércio (PT-TT-JC).

Portugal, Arquivo Histórico do Ministério das Obras Publicas.
Publication notes
ANDRADE, Amélia Aguiar (coord.) - As Estradas em Portugal: Memória e História. Lisboa: Centro Rodoviário Português, 2002.
DIOGO, Maria Paula Pires dos Santos - A construção de uma identidade profissional: a Associação dos engenheiros Civis Portugueses, 1869-1937. Lisboa: [s.n.], 1994. Tese dout. História e Filosofia das Ciências, Universidade Nova de Lisboa, 1994.
MOURA, Maria Helena Castel-Branco Lisboa Barata - Os engenheiros em Lisboa, urbanismo e arquitectura (1850-1930). Lisboa: Editora Horizonte, 2002.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:18:34
Record not reviewed.