Serviços de Obras Públicas do Distrito de Lisboa

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/MOPCI-SOPDL
Title type
Formal
Date range
1851 Date is certain to 1914 Date is certain
Dimension and support
248 liv., c. 134 mç., papel
Extents
134 Maços
Biography or history
Este organismo, criado por Decreto de 3 de Setembro de 1898, herdou as competências da Direcção das Obras Públicas do Distrito de Lisboa, que por sua vez, recebera as da Intendência das Obras Públicas do Distrito de Lisboa (Decreto de 23 de Dezembro de 1852), à qual era cometida a superintêndencia de todos os trabalhos a executar na capital.
Scope and content
Decretos de classificação de estradas distritais. Correspondência recebida da Direcção Especial dos Edifícios Públicos e Faróis. Processos de obras. Despesa e medição dos trabalhos. Despesa com materiais e mão de obra. Despesas feitas com a construção de várias estradas, nomeadamente o lanço da Cruz Quebrada a Carnaxide, o lanço do Grajal ao Cacém, e estrada distrital nº 89-ªComunicações à Repartição de Contabilidade. Requerimentos. Termos de empreitadas e tarefas. Circulares. Precatórios. Conservação, estudos e subsídios de estradas. Ofícios expedidos. Guias de pessoal. Contas correntes com obras. Entrada de materiais na obra do Farol do Cabo da Roca. Despesas nas várias Secções de estradas. Termos de adjudicação.
Arrangement
A documentação está ser organizada segundo o plano de classificação do próprio serviço.
Access restrictions
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Serviços de Obras Públicas do Distrito de Lisboa". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições Contemporâneas. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Paulo Tremoceiro; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 2004. vol. V. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-83-8. p. 65-66. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/5).
Related material
Relação complementar: Portugal, Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria (PT-TT- MOPCI).
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:54:32
Record not reviewed.