Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Cinco livros da dozena década da Ásia, dos feitos que os portugueses fizeram no descobrimento dos mares e conquista das terras do oriente: enquanto governou a Índia D. Francisco da Gama, conde da Vidigueira, almirante da India do conselho de estado d'el rei nosso senhor. Composta por mandado dos muito católicos e invencíveis monarcas de Espanha e reis de Portugal, D. Filipe [...] o primeiro deste nome e de seu filho D. Filipe [...] o segundo do mesmo nome por Diogo do Couto cronista e guarda-mor da Torre do Tombo do Estado da Índia"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSLIV/0854
Title type
Formal
Date range
1611 Date is certain to Date is uncertain
Dimension and support
1 liv.; papel
Scope and content
Trata-se de uma obra contendo informações sobre o oriente e a administração portuguesa na Ásia. Diogo do Couto, o seu autor, passou mais de 50 anos da sua vida na Índia, os primeiros 10 como soldado (1559-69) e posteriormente como funcionário do governo, mero cidadão e Guarda-Mor dos Arquivos.

Em 1569 voltou a Portugal, mas regressou à Índia em 1571, onde permaneceu até à data da sua morte, em 1616, em Goa.

Diogo do Couto assistiu ao declínio de Goa depois da chegada de holandeses e ingleses. As Décadas de Diogo do Couto relatam a sua experiência na Ásia. Enquadram-se ainda na temática da literatura de viagens e descrição de regiões bem como da história do descobrimento e conquista da Índia pelos portugueses.

A 12.º e última Década estava ainda incompleta à data da morte de Couto, mas os primeiros cincos livros tinham sido acabados em 1611 e enviados para Portugal

No final do texto: licenças de impressão, sendo a última de 8 de Março de 1628
Physical location
Manuscritos da Livraria, n.º 854
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 649
Creation date
10/02/2011 00:00:00
Last modification
20/07/2022 13:10:29