Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro das escrituras da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo mandado fazer por D. Sebastião ao Dr. Pedro Álvares do seu desembargo e cavaleiro professo da Ordem de Cristo

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/OCCT/A/007/0235
Title type
Formal
Date range
1560 Date is certain to 1568 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (6 f. ms. não num, 170 f., 4 f. ms. não num, 62 f., 2 f. ms. não num.; 775 x 525 mm); perg.
Custodial history
Encadernação restaurada.
Scope and content
Livro, que por sua grandeza se dividiu em dois volumes. Foi mandado fazer por D. Sebastião ao Dr. Pedro Álvares Seco, por Alvará dado em Lisboa, a 16 de Dezembro, encomendando que as escrituras fossem antecedidas de sumário em linguagem, mesmo que fossem escritas em latim. O livro foi mandado fazer porque o tombo encomendado por D. Manuel e de que foi escrivão frei Francisco, do mosteiro de S. Domingos de Lisboa, quando o bispo de Lamego era reformador da Ordem, carecia de autoridade, as escrituras não faziam fé como as originais, nem estavam ordenadas como deviam, algumas delas não serviam à Ordem de Cristo por conterem alguns privilégios dados aos Templários e não à Ordem de Cristo, e ser preciso acrescentar as escrituras feitas posteriormente, bem como as antigas, que estavam na Torre do Tombo, uma vez que o livro se destinava ao cartório da Ordem, com sede no Convento de Tomar. Por Apostila feita em Lisboa, a 30 de Outubro de 1568, o rei substituiu o escrivão Gaspar Garro, moço de câmara da infanta D. Isabel, sua tia, nomeado no citado Alvará, por João de Penafiel, por ser oficial da "letra redonda e grossa" a quem o rei incumbiu de fazer as iluminações. A Gaspar Garro, encarregou de escrever o livro em papel de marca maior, da letra e compasso dos cadernos que lhe tinham sido mostrados, e que o rei destinou à Mesa do Despacho.

Contém a terceira e quarta partes do tombo, e respectivas tabuadas. Na terceira parte incluem-se os traslados dos documentos relativos às administrações do Infante D. Henrique, de D. Manuel I, de D. João III, de D. Sebastião, e às comendas do duque de Bragança. Na quarta parte estão contidos os traslados de cartas e privilégios dados pelos reis de Portugal desde D. Afonso Henriques até D. Manuel, os documentos pontifícios concedidos à Ordem do Templo, os privilégios da Ordem de Calatrava e os privilégios pontifícios concedidos à Ordem de Cristo.

No fólio 120 grande inicial I da bula "Nec non sincera fides" do papa Júlio III, dada em Roma, a 30 de Dezembro [3 Kls de Janeiro] de 1551, segundo ano do pontificado, concedendo a administração, no espiritual e temporal, dos Mestrados das Cavalarias de Cristo, de Santiago e de Avis aos reis e rainhas de Portugal, unindo-as desde então à Coroa Real, com a condição de nomearem religiosos das citadas Ordens como administradores no espiritual, removíveis "ad nutum" pelos mesmos.

Iniciais ornamentadas. Tem dois índices: 'Taboada e repertório da terceira parte do livro das escrituras da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo' (no início); Taboada e repertório da quarta parte do livro das escrituras que é segunda deste segundo volume' (a seguir ao f. 170). Encadernação inteira de pele, impressa a seco, pastas em madeira, lombada com oito nervos, plano superior com 6 brochas.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 235
Original numbering
N.º 3
Previous location
OC/CT 235
Language of the material
Português e latim.
Other finding aid
FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; JARA, Anabela Azevedo - Mesa da Consciência e Ordens / Colab. Catarina Guimarães; Paula Cristina Silveira; Maria Teresa Tremoceiro; Lucrécia Revez; Maria de Fátima Simões, Cristina Correia Marçal. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo Direcção de Serviços de Arquivística, 1997. P. 230.

Inventário da documentação guardada na casa forte, L 573, p. 83.
Type of container
Outro
Related material
Primeira e segunda partes do tombo: Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 234. Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 232.
Publication notes
FERREIRA, Maria Isabel Rodrigues - Fontes para o estudo da Ordem de Cristo: sumário de dois códices existentes na Torre do Tombo. “Lusitania Sacra”. 2.ª série. [Em linha]. Lisboa: UCP-CEHR, 2010. [Consult. 13 Nov. 2019]. 22 .223-244. ISSN:0076-1508. Disponível em WWW:
LENCART, Joana – “Pedro Álvares Seco: a retroprojeção da memória da Ordem de Cristo no século XVI”. [Em linha]. Porto, [s.n.], 2018. Tese dout. História, Fac. de Letras, Univ. do Porto, 2018. [Consult. 14 Nov. 2019]. Disponível em WWW: URL: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/112284/2/269184.pdf.
Notes
Título atribuído. Frontispício com legenda: "Inimicorum regis sagittae tuae acutae populi sub te cadent in corda". Descrito no Inventário "Mesa da Consciência e Ordens" na série "Tombos gerais" do Convento de Tomar, p. 230 com o título: Tombo das igrejas, padroados e direitos eclesiásticos da Ordem de Cristo mandado fazer por D. Sebastião ao Dr. Pedro Álvares, do seu desembargo e cavaleiro professo da Ordem de Cristo.

Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": Considerado o livro de maiores dimensões da Torre do Tombo.

Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/OCCT/A/8/235.
Creation date
11/02/2008 00:00:00
Last modification
24/11/2021 11:30:46