Ordens honoríficas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/OH
Title type
Formal
Date range
1476 Date is certain to 1824 Date is certain
Dimension and support
4 doc.; perg., papel
Biography or history
Colecção constituída na sequência do envio de diplomas de ordens honoríficas estrangeiras outorgadas ao rei D. João VI e infante D. Miguel, testemunhando as distinções com que foram agraciados, em 1823 e 1824, como símbolo da magistratura que exerceram.
Custodial history
Desconhece-se a procedência e o momento exacto da incorporação do códice dos estatutos da Ordem de S. Miguel. Provavelmente terá pertencido ao cartório de um mosteiro ou convento, cujos documentos terão sido remetidos à Torre do Tombo na sequência da extinção das ordens religiosas, decretada por Joaquim António de Aguiar, em 30 de Maio de 1834.

Os diplomas da Ordem da Jarreteira e da Ordem de S. Fernando foram incorporados em 13 de Dezembro de 1824, na sequência de Aviso emanado da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros de 10 de Dezembro de 1824.

Esta colecção permaneceu no Mosteiro de S. Bento desde a sua constituição até finais do século XX. Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, foi transferida para as actuais instalações.
Acquisition information
Incorporação ao abrigo do Aviso da Secretaria dos Negócios Estrangeiros de 10 de Dezembro de 1824.
Scope and content
Colecção constituída por um documento da ordem de cavalaria de S. Miguel e por diplomas de ordens honoríficas estrangeiras - Ordem da Jarreteira e de S. Fernando - concedidas ao rei D. João VI, rei de Portugal, e ao infante D. Miguel.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.

Existem, no entanto, restrições de acesso e de horário para os documentos que se encontram na Casa Forte sem reprodução em suporte alternativo.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Espanhol, Espanhol, Francês (letra gótica).
Other finding aid
Guias e Roteiros:

AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - "Codices illuminados". in O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). p. 71-126. Reprodução fac-similada da edição de 1905.

Inventários:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Inventário da documentação guardada na Casa Forte. [Dactilografado]. 1994. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 573).

PORTUGAL. Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro - Inventário do Património Cultural Móvel: inventário dos códices iluminados até 1500. Coord. Científica e técnica Isabel Vilares Cepeda; Teresa A. S. Duarte Ferreira. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, 1994. 1º vol.. Distrito de Lisboa. Nº 22, p.44.
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta, em microfilme, de 2 doc. (mf. 751, mf. 3986); em formato digital, de imagens dos 3 doc., disponíveis a partir de http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm.
Publication notes
PORTUGAL.Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - A iluminura em Portugal: catálogo de exposição do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1990.
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TT Online [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- .[consult. 3 de Nov. 2006]. Actualização diária.Tesouros da Torre do Tombo. Disponível em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm . Imagens digitais de documentos da colecção Ordens Honoríficas.
Notes
Nota ao campo da História Custodial:

O Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros encontra-se nos Avisos e Ordens da Torre do Tombo, mç. 12, nº 4.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
31/07/2013 16:00:42
Record not reviewed.