Repartição do Bairro Alto

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/JIBL/A
Title type
Atribuído
Date range
1756 Date is certain to 1831 Date is certain
Dimension and support
3 liv.; papel; 1 mç.; papel
Biography or history
O Bairro Alto abrangia as freguesias do Santíssimo Sacramento, a freguesia de Nossa Senhora da Encarnação e a freguesia de Santa Isabel.

No termo de abertura do livro destinado à descrição e medição do bairro aparece como inspetor José Cardoso Castelo "principalmente encarregado da inspeção do Bairro Alto" e como escrivão nomeado pelo regedor, José Gonçalves da Costa, escrivão do Cível da Corte.

No auto de medição aparece como inspetor o desembargador José Carvalho de Andrade, a 7 de Fevereiro de 1756: "auto que mandou fazer o desembargador José Carvalho de Andrade, do Desembargo de Sua Majestade e seu desembargador da Casa da Suplicação e inspetor do distrito do Bairro Alto para se dar princípio ao tombo, medição e de marcação do mesmo bairro". No texto do auto vem referido que está em substituição do desembargador José Cardoso Castelo.

Jerónimo de Lemos Monteiro, desembargador dos agravos foi nomeado inspetor deste bairro, do bairro de Remolares, bairro de Santa Catarina e bairro do Mocambo. Para se proceder à descrição e medição das ruas e propriedades e à sua avaliação foram nomeados Francisco António Ferreira, arquiteto ajudante nas inspeções do sargento-mor, engenheiro José Monteiro de Carvalho, responsável pela regulação das novas plantas da cidade e encarregado da reedificação da cidade, para o registo dos trabalhos foi nomeado o Frutuoso Álvares de Carvalho.

Em 1762 no livro de registo dos termos de adjudicações e posse aparece como escrivão Mateus Gonçalves da Costa, que comprou o livro "à sua custa"

Em 1780 é inspetor o desembargador da Casa da Suplicação, João Pedro Mouzinho de Albuquerque.
Language of the material
Português
Creation date
10/07/2009 00:00:00
Last modification
26/02/2024 11:08:35