Available services

Cópia do tombo das propriedades do Bairro do Limoeiro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/JIBL/H/001/0029
Title type
Atribuído
Date range
1819 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (191 f.); papel
Custodial history
Eeste livro devia ter sido enviado pelo cartório do escrivão a que pertencia, o que não aconteceu. Desconhece-se, no entanto, por quem e em que data foi enviado à Torre do Tombo. O que se sabe é que não seguiu a mesma tramitação que os processos.
Scope and content
Contém termo de abertura: "este livro que em conformidade das reais ordens há-de servir para a cópia do livro do tombos das propriedades arruinadas no Bairro do Limoeiro pelo terramoto do 1.º de Novembro de 1755, vai numerado com o número de folhas constante do respetivo termo de encerramento, todas por mim rubricadas. Lisboa, 26 de Março de 1819. O desembargador inspetor dos bairros e suas anexas por comissão da Portaria de 19 de Dezembro de 1818, copiada a folha 360 v. do livro do tombo do Bairro do Rossio. Dr. José António da Silva Pedrosa".

Contém a folha de rosto verso: "nas margens deste livro vão notadas as folhas do original de que se extraiu esta cópia para melhor inteligência das suas verbas. Dr. José António da Silva Pedrosa".

Na margem vem a indicação: "livro velho f.".



Contém a folha 92 "portaria pela qual se mandou extrair cópia dos livros do tombo das propriedades arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco", Decreto de 25 de Março de 1807 referido na Portaria.



Contém a folha 189 a conferência da cópia: "está conforme o original que se remeteu para o Real Arquivo na conformidade da Portaria de 19 de Dezembro de 1818. Dr. José António da Silva Pedrosa".



Contém no verso da última folha o termo de encerramento: "tem este livro cento e oitenta e nove folhas de duas páginas não entrando em o número delas as duas em que vão escritos o termo de título e este de encerramento. Lisboa 26 de Março de1819. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Physical location
Feitos Findos, Juízo da Inspeção de Bairros, liv. 29
Language of the material
Português
Location of originals
Feitos Findos, Juízo da Inspecção de Bairros, liv. 17
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": capa de cartão forrada a carneira trabalhada a ferros secos. Lombada com dois rótulos vermelho com pequenas barras em cima e em baixo gravadas a ferros dourados. O primeiro tem a informação a dourado: "tombo da cidade de Lisboa" e o segundo a informação a preto: "L. 17. Limoeiro. Tombo". Etiqueta colocada posteriormente com a informação manuscrita: Tombos da cidade de Lisboa, n.º 29".
Creation date
08/10/2009 00:00:00
Last modification
26/02/2024 15:10:32