Available services

Microfilme nº 119

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/PREE/2/119
Title type
Formal
Date range
1759 Date is certain to 1786 Date is certain
Scope and content
Reprodução de documentos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro:



01- Diário da viagem realizado por Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, ao rio Madeira, descrevendo as características físicas e sociais da região.

Rio da Madeira, 1783

Partes de texto ilegíveis

(ACP Manuel Barata DL 282,05) 584



02- Apresentação a Martinho de Melo e Castro de reflexões de Ambrósio Ribeiro Neves sobre as diligências que realizou no âmbito da cultura, manufactura e comércio da nação.

Insere: Discurso e observações geraiz relativas à Associação companhia d'Azia e Dominios deste reino, sem attenção ao estado actual do commercio desta, o qual separadamente se expoem nos sentimentos daz Praças;

Exposição Dos sentimentos da Praça nas conjecturas presentez, destinadas de tudo quanto se tem ponderado;

Plano Da Navegação e commercio a q'esta Associação se pode propor à proporção dos fundos, e da vontade unânime do comum dos sócios desta, fazendo o q'mais conveniente lhe for, e pella forma mais interessante, adicionando a este plano tudo quanto possa ser do interesse, e augmento da mesma Associação, e dos Dominios deste reino d'alem do cabo da Boa Esperança, por sentido assim do agrado, e serviço de S. Magestade.

Calculo com os custos de navegação.

S.L., 1783 (?)

Cópia

(Col. IHGB DL 122,01.31) 585





03- Tabela feita por Martinho de Sousa e Albuquerque, futuro governador de Grão Pará e Rio Negro sobre, o estado efectivo das fortalezas que defendem a cidade do Pará, com informações acerca da fortificação, das peças de artilharia, das oficinas e da guarnição de cada fortaleza.

Pará, 1783

(ACP Manuel Barata DL 278,06.02) 586



04- Tabela feita por Martinho de Sousa e Albuquerque, futuro governador do Grão-Pará e Rio Negro, sobre o estado militar da praça de São José do Macapá.

Pará, 1783-12-04

(ACP Manuel Barata DL 278,06.03) 587



05- Carta de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão Pará, dirigida a Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, sobre o envio da relação de animais, (jacarés, jibóias e tartarugas), que devem ser preparados e remetidos para Portugal, os quais devem ser pedidos ao inspector da ilha de Marajó, Florentino da Silveira Franco.

Palácio da Cidade de Belém do Pará, 1783-11-06

(ACP Manuel Barata DL 282,01.01) 588



06- Ordem de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador da capitania do Grão-Pará e Rio Negro, sobre o aval que dá a Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, aos seus desenhadores José Joaquim Freire e Joaquim José Codina, ao jardineiro botânico Agostinho Joaquim do Cabo e à restante equipa, para explorarem os rios e territórios da sua capitania e investigarem as demais raridades existentes nos três reinos: animal, vegetal e mineral. Ordena aos comandantes, directores, oficiais auxiliares e de justiça, pessoas públicas e particulares, para que auxiliem, tanto em mantimentos, canoas, índios e guias necessários à Expedição referida.

Pará, 1783-11-06

(ACP Manuel Barata DL 282,02.01) 589



07- Oficio de José de Nápoles Telo e Meneses, governador do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre o pedido de Luís de Albuquerque de Melo, governador da capitania do Mato Grosso, de um novo cirurgião para a terceira partida da repartição do Mato Grosso.

Pará, 1783-07-07

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.26) 590



08- Certidão da escritura de venda realizada por Francisco Rodrigues da Silva ao capitão Manuel Teixeira Lima, de um quarto de légua de terra denominada o Sitio do Matias, localizada em Serinhaem - Pernambuco. Trecho do inventário da herança deixado por Ana do Carmo, esposa de Francisco Rodrigues da Silva, aos seus filhos.

Insere: Cópia da escritura de um quarto de légoa de terra enquadra que vendeo Francisco Rodrigues a Manuel Teixeira Lima;

Serinhaem 1782 - 1785

Cópia

(ACP marquês de Olinda DL 210,12) 591



09- Livro quarto de cartas de José César de Meneses, governador de Pernambuco, dirigidas à Secretaria de estado da repartição da Marinha e Domínios Ultramarinos sobre; o requerimento dos oficiais e soldados das duas companhias do Rio Grande do Norte; a relação do pau do Brasil transportada por diversos navios como de outra carga mercantil, (açúcar, madeira, búzios, conchas, animais - quadrúpedes, saguins, papagaios, cutias, araras, macacos e porquinhos do mato); assuntos administrativos, financeiros, judiciais e pessoais.

Pernambuco, 1781-05-11, 1783-12-10

Cópia

Obs: Presumível erro na datação indicada na capa, que aponta para 1771 em vez de 1781

Repetição dos fólios nº 4,37,63 e 89; ausência do fólio nº 62.

Dois últimos fólios deteriorados havendo partes de texto ilegíveis.

(Col. IHGB DL 864,02) 592



10- Alvará emanado pela rainha D. Maria I, regulamentando a administração dos Pinhais de Leiria.

Palácio de Nossa Senhora da Ajuda, 1783-01-11

Cópia

(ACP marquês de Ourém DL 983,18.03) 593



11-Decreto de D. Maria I, regulamentando a disciplina militar e autoridade dos chefes, que em vez de participarem todas as ordens ao corpo da Marinha, deverão dirigi-las ao capitão general da mesma, que por sua vez receberá ordens do ministro e secretário de estado da repartição da Marinha e Domínios Ultramarinos.

Palácio de Nossa Senhora da Ajuda, 1783-05-17

Cópia

(Col. IHGB DL 123,09.10) 594



12-Exposição de Bernardo Clamouse a Martinho de Sousa Albuquerque, futuro governador e capitão general do Grão-Pará, sobre a cultura e comércio de algodão, onde propõe que cada lavrador, responsabilizando-se por qualquer fraude, coloque o seu nome ou marca própria nas sacas de algodão de forma a certificar, animar e dignificar o ramo algodoeiro.

Lisboa, 1783-07-17

Cópia

IHGB (Col. IHGB DL 107,15) 595



13- Ofício de Eusébio António de Ribeiros, sargento-mor engenheiro, dirigido a José de Nápoles Telo e Meneses, governador de Grão-Pará e Rio Negro, sobre tráfego de barcos; a epidemia que deflagrou no rio Hapapuris onde matou índios e animais; proibição de compra de couro aos portugueses por parte dos espanhóis; moléstia que atingiu D. Francisco Riquena, D. Felipe d'Areno, D. Romão de Alegria, D. Miguel Belo, D. Joaquim (Busto?) e D. Gaspar de Santo Estêvão; localização de espanhóis em Cupaca sem qualquer vigia portuguesa sobre o território e suas actividades; fuga do padre Luís Pereira do Monte; morte de João Dias; chegada do cirurgião espanhol D. José de Villalobos para tratar D. Manuel de Vera; retirada da Expedição do padre António de Sousa Medeiros; chegada de um espanhol que auxilia uma jangada que transporta quatro vacas, duas delas crias; construção de embarcações espanholas de grande e ligeiro porte; boato sobre a chegada de reforços de tropas espanholas à fortaleza de S. Carlos; registo da viagem feita pelos espanhóis de Tabatinga até Téfé onde se evidência a preocupação portuguesa devido à perigosidade do conhecimento do território por parte dos espanhóis auxiliados pelos índios; debilidade do estado português a nível militar e de manutenção efectiva nas fronteiras; conferências particulares entre os Primeiros Comissários, (português e espanhol), tendo este último tomado medidas para vedar a extracção de prata.

Téfé, 1783-09-17

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.27) 596



14- Ofício de Eusébio António de Ribeiros, sargento-mor engenheiro, a José de Nápoles Telo e Meneses, governador do Grão-Pará e Rio Negro, sobre a perigosidade de uma invasão espanhola, caso, não lhes seja vedada a ocupação em S. Francisco Xavier da Tabatinga; necessidade de enviar tropas para o lugar do caminheiro; o cuidado que se deve ter ao embargar a chegada dos géneros aos espanhóis de forma a não gerar nenhum conflito. Os géneros que observaram destinam-se todos para proporcionar uma boa navegabilidade, nomeadamente: machados, vários tipos de ferro, meias canas, martelos de safra, tornos de ferreiro, bigornas, estanho, chumbo, fio de arame, brocas, vários tipos de serras, pregos, compassos, vários tipos de tesouras, papel de escrever, vários tipos de panos, linhas de cozer, fio de vela, enxofre, pólvora, munição de chumbo, cera, lampiões, lanternas, armas de fogo, sabres, polvarinhos, água ardente, relógios de algibeira, ampulhetas, agulhas de marcar, missangas e escravos.

Téfé, 1783-09-17

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.28) 597



15- Ofício de João Pereira Caldas, capitão general de Mato Grosso, a José Nápoles Telo de Meneses, governador do Grão-Pará e Rio Negro, sobre o pedido feito por Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, governador da capitania de Mato Grosso, para se empregar um cirurgião na terceira divisão da dita repartição. Impossibilidade por parte de João Pereira Caldas de ceder um dos dois cirurgiões, (António José de Araújo Braga e João Manuel Rodrigues), do quartel de Expedição, pedindo a José Nápoles Telo de Meneses que envie um cirurgião ou para substituir um dos dois que tem no quartel ou que envie directamente o mesmo para Mato Grosso.

Barcelos, 1783-05-23

Cópia

(Col. IHGBDL 358,15.24) 598



16- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador do Grão-Pará e Rio Negro, dirigido a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre: sua chegada à capitania e tomada de posse do governo, trazendo consigo Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, seus adjuntos e sementes de cânhamo; reconhecimento da zona que governa; providências para efectuar os pagamentos em atraso às tropas; envio de desenhos do peixe que pescaram durante a viagem denominado albacora, de um peixe mais pequeno chamado dourado e de uma ave.

Cidade de Belém do Grão-Pará, 1783-10-25

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.30-33) 599



17- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre a falta de dinheiro e providências tomadas para efectuar os pagamentos em atraso; indicação do sargento-mor João Vasco para governador de Macapá; ida para a corte do alferes Lourenço Varela do regimento do Macapá; providências para promover a harmonia entre o ouvidor geral Matias José Ribeiro e o juiz de Fora, José Pedro Fialho; vistoria das fortalezas da cidade de Belém; chegada do bispo; remessa do que colheu Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, na ilha grande de Joanes ou Marajó e relato da seca que vitimou gado e cavalos; remessa de uma saca de café e arroz; falta de canoas para "abreviar" o carregamento da charrua cujo comandante é António José Monteiro.

Cidade de Belém do Grão-Pará, 1783-12-19

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.30-33) 599



18- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre: distribuição de fardamento aos dois regimentos de estado; ida para o reino de Salvador Rodrigues de Couto e sua mulher; abono nos rendimentos da Câmara da cidade de Belém, dos soldos que competiam ao ajudante de Ordens, Bernardo Toscano de Vasconcelos, como sargento-mor da Infantaria Auxiliar; recebimento dos provimentos para as demarcações do Rio Negro e Mato Grosso; colocação de novas bandeiras no regimento de Macapá.

Belém do Pará, 1783-12-02

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.30-33) 599



19- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador do Grão-Pará e Rio Negro, dirigido a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre o ofício do sargento-mor engenheiro, Eusébio António de Ribeiros; o tratamento e provisões dadas aos comissários espanhóis; notícia de ter partido uma grande canoa com géneros pedidos pelos castelhanos; chegada da mesma com índios castelhanos com o objectivo de reconhecimento de rios e cidades, exceptuando-se o parque e a fortaleza comandada pelo sargento-mor engenheiro João Vasco Manuel de Braum; envio de uma carta para o Embaixador, José de Nápoles Telo de Meneses, com a Expedição de suas encomendas ao Primeiro Comissário castelhano D. Francisco Riquena.

Pará, 1783-12-06

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.30-33) 599



20- Ofício de José Nápoles Telo de Meneses, governador do Grão-Pará e Rio Negro, a João Pereira Caldas, capitão general de Mato Grosso, informando-o sobre o envio de transporte de roupas, munições e géneros que foram pedidos; tranquilidade existente na fronteira; Expedição do cirurgião João de Oliveira Campelo, ou de João Manuel Rodrigues, para a capitania de Mato Grosso, recomendando contudo a substituição da escolha de estes, por Francisco de almeida Gomes.

Pará, 1783-06-26

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.25) 600



21- Ofício de José de Nápoles Telo de Meneses, governador do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Telo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre a expansão, dos franceses, nos territórios da fronteira de Caiena; dificuldade de fundar uma povoação nos Lagos do Rio Araguary; estado de ruína e incapacidade que se encontra o barco de guerra, "Guarda-costa-do-canal-norte"; o desertor espanhol Sebastião Rigo noticia sobre a povoação de Macary no Sertão de Macary, as actividades do ex-jesuíta João Padilha juntando e catequizando Tapuyas e índios desertores sob a subordinação da corte francesa; noticia também que o capitão engenheiro Mantel, o capitão comandante Brisson, o tenente Coigne e o alferes Armenagere se preparam para fundar uma fortaleza na ilha Turury sob ordem do governador de Caiena.

Pará, 1783-09-26

Cópia

(Col. IHGB DL 358,15.29) 601



22- Carta de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, dirigida a Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, sobre o envio de cinco arrobas de estopa, duas dúzias de tábuas de vinte palmos de comprimento e um cinto de pregos de galiota; lamenta a moléstia que atingiu o jardineiro botânico, Agostinho Joaquim do Cabo.

Cidade de Belém do Grão-Pará, 1783-11-26

(ACP Manuel Barata DL 282,01.02) 602



23- Diário do militar João do Rego Castelo Branco, onde se encontram declarados os acontecimentos e progressos de suas tropas; campanhas atrás dos índios fugidos; qualidade do gado, das plantações, principalmente mandioca e produção de farinha. Consta lista de material diverso, nomeadamente: vários tipos de papel, de cartuxos e purgas; cópias de cartas enviadas para outros militares e para seu pai.

S.L., 1783-08-26 - 1784-02-04

Partes de texto ilegíveis

(Col. IHGB DL 132,05) 603



24- Carta de arrematação e inventariação, concedida por D. Maria I, com os autos de sequestro dos bens, (móveis e imóveis), que pertenceram aos padres Jesuítas da cidade de Nossa Senhora da Vitória, na capitania do Espírito Santo; avaliação dos bens confiscados por parte de avaliadores; alferes Francisco António de Carvalho arrematante de casas e terrenos, vende mais tarde os mesmos ao Torquato Martins de Araújo.

Rio de Janeiro, 1759-07-03 - 1784-10-21

Cópia manuscrita e dactilografada

Obs: Consta Três requerimentos feitos ao presidente do IHGB, duas de certidão "verbo ad verbum" da carta de Arrematação e escritura de cessão de bens de raiz sequestrados aos jesuítas na capitania do Espírito Santo, do ano 1941 e 1946; a terceira pede a autenticidade da fotocópia que foi remetida acima citada, datada de 1946.

(Col. IHGB DL 124,03) 604



25- Roteiro corográfico escrito por João Vasco Manuel de Braun, sargento-mor engenheiro, da viagem que mandou fazer Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão do Grão-Pará e Rio Negro. Consta notas de viagem a respeito dos rios, acidentes geográficos, pequenas paragens e explicação referente a alguns nomes indígenas.

Grão-Pará, 1784-01-16 - 1784-01-30

(ACP Manuel Barata DL 280,05) 605



26- Roteiro corográfico, escrito por João Vasco Manuel Braun, sargento-mor engenheiro, da viagem de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general da capitania do Grão-Pará e Rio Negro, regulamentando as condições para se efectuar a Expedição; revista feita em algumas vilas e povoações da margem do rio Guarajá e na ilha do Marajó; exame e observações das mais remarcáveis fazendas; explicações referentes aos locais por que passaram.

Grão-Pará, 1785-09-26 - 1785-10-27

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 280,06.01) 606



27- Roteiro corográfico, escrito por João Vasco Manuel Braun, sargento-mor engenheiro, da viagem e revista à antiga capitania do Caité, capital da vila de Bragança, efectuada por de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general da capitania do Grão-Pará e Rio Negro, com o objectivo: socorrer a indigência dos moradores; animar as lavouras; curar a moléstia que atingiu alguns moradores; facilitar a exportação e fomentar o fabrico de telhas e tijolos que estes tanto necessitam.

Grão-Pará, 1786-09-25 - 1786-10-09

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 280,06.02) 607



28- Mapa de José Pedro Fialho de Mendonça, juiz de Alfândega, relativo à carga e valor de géneros, (arroz, cacau, café, salsa, cravo, algodão, urucum, mel, farinha, tapioca, polvilho e couro), transportados do porto da cidade de Pará para o porto de Lisboa pela corveta Nossa Senhora das Necessidades e almas, e pelo navio S. Sebastião.

Pará, 1784-02-08

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 285,03.02) 608



29- Prospecto descritivo da cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Consta nota de Manuel Barata, informando ser o dito documento cópia de um manuscrito inédito de Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica.

S.L. 1784-09-08 - 1899-11-30

Cópia

Documento incompleto.

(ACP A.R. Ferreira DL 195,64) 609



30- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, dirigido a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, pedindo-lhe que tome as devidas providências perante a falta de uma pessoa especializada para o concerto de embarcações e canoas no Pará, visto o mestre que realizava estes concertos ter sido deslocado para a fábrica do Arsenal Real da Marinha, de forma a melhorar o corte de madeiras, que se encontrava num estado deplorável.

Pará, 1784-09-01

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 284,02.05) 610



31- Ofício de frei Caetano Brandão, bispo do Pará, dirigido a Martinho de Melo e Castro, sobre o recebimento do decreto com o espólio do seu antecessor para o seminário da cidade; comunica a continuação da obra do hospital; apela para a necessidade de mais padres no Pará e no Maranhão; participa a falta de dinheiro para acolher as necessidades de suas obrigações.

Pará, 1784-09-02

(ACP Manuel Barata DL 280,02.02) 611



32- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, sobre a digressão que resolveu fazer a respeito da diligência feita ao Terço Auxiliar da Vila Viçosa do Cameta, composta pelo Dr. geral Matias José Ribeiro, sargento-mor engenheiro João Vasco Manuel Braun e Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, comandante da Expedição Científica, que ficam no local até ao mês de Março analisando e desenhando as diversas produções que encontrarem.

Belém do Pará, 1784-02-04

(ACP Manuel Barata DL 284,02.03) 612



33- Ofício de Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, a Martinho de Melo e Castro, secretário de estado da Marinha e do Ultramar, informando que as remessas dos provimentos com destino às Reais Demarcações de fronteira da capitania do Rio Negro não tinham chegado, por sua vez chegaram provimentos para a capitania do Mato Grosso, (147 volumes).

Pará, 1784-05-04

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 284,02.04) 613



34- Carta régia de D. Maria I, a Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, determinando que o espólio destinado ao frei João Evangelista, (já falecido), bispo da diocese do Pará, seja entregue à disposição do actual bispo frei Caetano da Anunciação Brandão.

Palácio de Nossa Senhora da Ajuda, 1784-06-07

Cópia

(ACP Manuel Barata DL 278,01.02) 614



35- Roteiro corográfico escrito por João Vasco Manuel de Braun, sargento-mor engenheiro, da viagem que mandou fazer Martinho de Sousa e Albuquerque, governador e capitão general do Grão-Pará e Rio Negro, com o objectivo de observar e socorrer a praça, fortaleza e povoações que lhe são confrontantes. Explicações referentes aos locais por que passaram.

Pará, 1784-09-18 - 1784-11-07

Sumário repetido

Roteiro publicado na revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 12: 289-335, 1849.

(ACP Manuel Barata DL 280,03) 615



36- Apontamento sobre as ocorrências e mudanças iniciadas com a chegada a Angola do bispo de Malaca e do barão de Mossamedes José de almeida e Vasconcelos Soveral de Carvalho da Maia Soares de Albergaria, novo governador que através dos seus exemplos inibiriam os maus hábitos de religiosos e seculares.

S.L., 1784-09-07 - 1784-12-06

Cópia

Partes de texto ilegíveis

(ACP marquês de Olinda DL 214,05) 616



37- Ofício do 6º conde de São Vicente, Manuel Carlos da Cunha e Távora, a Alexandre Ferreira da Costa, pedindo que se auxilie em tudo quanto possível o tenente do Mar António José Monteiro, para que este realize as tarefas de que fora encarregado.

Lisboa, 1784-08-09

(ACP Manuel Barata DL 282,03.01) 617



38- Certificado de Florentino da Silveira Frade, inspector-geral da Real Fazenda da Ilha Grande de Joanes, assegurando ter auxiliado e acompanhado Alexandre Rodrigues Ferreira, Naturalista e comandante da Expedição Cientifica, seus Desenhadores José Joaquim Freire e Joaquim José Codina e o jardineiro botânico Agostinho Joaquim do Cabo, durante a sua passagem naquele lugar.

Ilha Grande de Joanes, 1784-12-09

(ACP Manuel Barata DL 282,02.02) 618



39- Auto feito pelo frei João de Almeida Loureiro, sobre a fundação do Convento de Nossa Senhora do Carmo do Grão-Pará.

S.L. 1784-02-10

Cópia

Insere: Copiado do original autografado existente na secção de manuscripto da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. Cod. CCCLXXXIV-18-36) 1903.

(ACP Manuel Barata DL 283,03.01) 619



40- Carta de João de Rego Castelo Branco, comandante do presídio situado nas cabeceiras do rio Piauí, dando instruções a Manuel da Rocha Barvam, cabo de esquadra e Matias Afonso Frade, almoxarife, para que na sua ausência sejam seguidas: envio de soldados para explorar o terreno diariamente; aprisionamento dos índios e medidas preventivas contra assaltos e danos causados pelos Bárbaros Gentios.

Presídio da rainha, 1784-02-10

Partes de texto ilegíveis

(Col. IHGB DL 188,42) 620
Physical location
Projecto Reencontro mf. 119
Previous location
mf. 13
Type of container
Outro
Creation date
19/12/2008 00:00:00
Last modification
04/07/2013 11:54:14
Record not reviewed.