Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSAMV
Title type
Atribuído
Date range
1475 Date is certain to 1591 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho (Agostinhos calçados).

Situava-se ao cimo da rua Direita da vila de Montemor-o-Velho.

Foi fundado em 1494, com licença do papa Alexandre IV, no local onde existia uma ermida dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, por iniciativa e numa propriedade de Diogo de Azambuja. As obras da capela-mor da igreja foram concluídas em 1511, local onde Diogo de Azambuja mandou edificar o seu túmulo.

Em 1833, foi extinto pelo Decreto de 9 de Agosto, da Junta da Reforma Geral Eclesiástica, que determinava a extinção dos conventos, mosteiros, casas regulares e hospícios com menos de doze religiosos, passando estes a outras casas que continuassem a existir.

Em 1834, a 4 de Julho, os seus bens foram sequestrados, inventariados passando para a posse dos Próprios da Fazenda Nacional
Custodial history
O inventário de sequestro contém a descrição dos documentos do cartório, das espécies da livraria, que se encontravam no edifício, a avaliação das alfaias, paramentos e demais bens que lhe pertenciam, à data da extinção, a relação das dívidas activas, e os foros.

Em 1912, a documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional, foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém o tombo das propriedades do Convento, o livro da capela instituída por Isabel Lopes, viúva de Mateus Rodrigues, cartas de compra e venda, instrumentos de posse e cartas de sesmaria.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 104. Descreve 2 livros e 1 maço.
Alternative form available
Existe cópia de consulta em microfilme.
Related material
Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx 2239, inv. n.º 273.

Portugal, Torre do Tombo, Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, n.º 673 (27) f. 160 - "Notícias do convento de Nossa Senhora dos Anjos de Montemor-o-Velho da ordem de Santo Agostinho".
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 429-430.
Creation date
4/4/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/7/2020 9:44:20 AM