Casa de Nossa Senhora da Divina Providência de Lisboa

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSDPL
Title type
Atribuído
Date range
1652 Date is certain to 1831 Date is certain
Dimension and support
13 liv.; papel
Biography or history
A Casa de Nossa Senhora da Divina Providência de Lisboa era masculina e pertencia à Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano.

Em 1524, a 14 de Setembro, foi fundada em Itália a "Ordo Clericorum Regularium", por São Caetano, Bonifácio de Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, bispo de Chiete, Teati, do qual provém o nome Teatino.

Em 1652, os religiosos habitavam umas casas arrendadas, situadas dentro das Portas de Santa Catarina, designadas por Hospício dos Teatinos, de que era vigário D. António Ardizone, Prefeito da Missão da Índia, por delegação do geral D. Vincenzo Caracciolo.

Em 1653, foi fundada pelo citado vigário, em Lisboa, na Rua de São Caetano, a Casa de Nossa Senhora da Divina Providência, com aprovação do Cabido sede vacante. Na véspera do dia de São Miguel de 1653, saiu do Convento da Santíssima Trindade, uma procissão com o Santíssimo Sacramento, trazido pelo Provincial da Ordem, padre Dr. frei João de Andrade, acompanhada pelos seus religiosos, por membros da nobreza e do povo. No dia de São Miguel do referido ano, padroeiro das missões da Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano, foi celebrada a primeira missa por D. Manuel da Cunha, bispo de Elvas, arcebispo eleito de Lisboa e capelão mor do rei. A pregação foi feita pelo padre Mestre Frei José da Assunção, religioso da Ordem da Santíssima Trindade. A música foi providenciada por esta Ordem.

Em 1691, era vigário D. Rafael Bluteau.

Em 1833, em 4 de Dezembro, o padre D. José de Queirós Matos era o único residente no Convento. A 5 de Dezembro, o juiz comissário nomeado, padre Francisco Silvestre da Rocha, e Caetano José da Costa, escrivão, vieram ao edifício do extinto Convento para fazer o inventário e descrição dos respectivos bens.
Custodial history
Em 1833, na livraria do Convento, além de livros litúrgicos, de cantochão, de orações, encontravam-se oito cadernos de missas de defuntos, três livros de assentos de irmandades, doze livros de assentos, cinco maços de documentos relativos a despesas, em papel, cinco pastas de documentos em papel, doze livros de pergaminho, um maço contendo folhetos.

A restante história custodial e arquivística não é ainda conhecida.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém cartas de ofício, escrituras de obrigação, quitações, testamento, rol e recibos de foros, livros de receita e despesa, de recibo de foros, de registo de esmolas e gastos, alvarás régios e do cabido sede vacante, certidões, e documentos relativos ao Hospício de Goa e a instituições do Estado da Índia, livro de registo dos noviços e professos (inclui o registo dos recebidos, dos que tomaram o hábito, dos que professaram, dos que faleceram), livro de registo e certidões das missas celebradas, o livro novo do registo dos capítulos e assentos necessários ao governo da Casa, o livro da medição, demarcação, das propriedades, foros e rendas da capela instituída pelo padre Baltasar Rodrigues Cortes, em 1766, de que foi administrador António Caetano de Sousa.

A documentação refere D. Luís Maria Saque, o cabido da sé de Lisboa, as religiosas Carmelitas Descalças do Convento de Santo Alberto, a comenda de São Brás de Malta, a Misericórdia de Goa.

A documentação menciona bens situados em Lisboa, na rua dos Fiéis de Deus, no Campo Grande, em Vila Nogueira de Azeitão.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros).
Access restrictions
Contém documento retirado da consulta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardados no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 3 (Santo Elói a Teatinos) (C 270) f. 174-185.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 5 (Trindade de Lisboa a Xabregas) (C 272) f. 228.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Guia de fontes portuguesas para a História da Ásia". Elab. Fernanda Olival... [et. al.]. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: Fundação Oriente: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1991. vol. 1. p. 114-115. Exemplar disponível na Biblioteca do Serviço de Referência do IAN/TT: (94(5)(093). ISBN 972-27-0903-8.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2234, inv. n.º 230.
Creation date
23/02/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:47