Convento de Santa Catarina de Vale Mourol de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCVMS
Title type
Atribuído
Date range
1620 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Biography or history
O Convento de Santa Catarina de Vale Mourol de Santarém era masculino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Terceira Ordem da Penitência.

Era também designado por Convento de Santa Catarina de Santarém.

O convento teve início num oratório situado na Ribeira, junto ao Vale de Mourão ou de Mourol, instituído por Afonso Domingues, escrivão dos hospitais na vila de Santarém, com o apoio de Vasco Esteves.

Em 1422, a 8 de Junho, Afonso Domingues ordenou os estatutos que aí se deviam guardar e entregou o oratório a quatro homens devotos, com os quais se recolheu. Os companheiros eram Lourenço Pratas, Lourenço Gonçalves Couceiro, frei João da Terceira Ordem e João da Figueira, todos moradores na Ribeira. O oratório era assim fundado para homens da 'pobre vida'.

Em 1451, a 1 de Setembro, D. Afonso V entregou a administração do oratório a um certo 'Gil pobre', assim como os anteriores o tinham.

Quando vagou para a coroa, recolheram-se nele terceiros seculares e pediram ao rei para aí fundar um convento que fosse cabeça da sua província, o que lhes foi concedido por carta de 23 de Novembro de 1470.

Até 1588, foi sede da Província.

Durante uma visitação realizada, entre 1587 e 1588, aos conventos da ordem pelo abade geral de Alcobaça, o convento tinha vinte e seis frades.

Em 1617, com a construção de um outro convento de Terceiros Regulares no interior de Santarém (o Convento de Nossa Senhora de Jesus de Santarém), o primitivo convento de Santa Catarina foi aplicado a colégio.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / freguesia: Santa Iria da Ribeira de Santarém (Santarém, Santarém)
Custodial history
A documentação do Convento de Santa Catarina de Vale Mourol de Santarém encontrava-se no Arquivo Histórico do Ministério das Finanças (instalado no edifício do extinto Convento de Santa Joana, sito na Rua de Santa Marta, n.º 61-E, Lisboa), no conjunto designado por 'Cartórios dos conventos'. Com a extinção do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, pelo Decreto-Lei n.º 106-G/92, de 1 de Junho, todo o seu acervo foi integrado na Torre do Tombo.

Em 2008, procedeu-se à descrição da documentação, mas a documentação manteve as cotas do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, tendo sido identificado 1 livro, com a data de 1620.
Scope and content
Contém um inventário.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Frades Menores - Terceira Ordem da Penitência
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
05/04/2011 00:00:00
Last modification
28/04/2023 09:01:54