Available services

Maço 1 de inventários do cartório

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSLM/035/0001
Title type
Formal
Date range
1602 Date is certain to 1867 Date is certain
Dimension and support
1 mç.
Scope and content
Contém o índice do inventário do cartório do arcipreste da Sé de Lamego, e Abadia da Igreja de Moimenta do Douro, que pertenciam ao arcipreste, e que foram remetidos pelo deão Luís Teixeira de Savedra Sarmento, no ano de 1867. Foi elaborado e assinado por Manuel António Lopes Roseira, datado de Lamego, 31 de Outubro de 1867 (5 fls.). Engloba originais e cópias, desde 1602 até 1854.

Os documentos enunciados são os seguintes: sentença a favor do arcebispo da Sé Francisco Cardoso Araújo, pelo direito que tem aos dízimos e miúnças do azeite na freguesia de Moimenta do Douro, contra o vigário da mesma freguesia António da Mota Ribeiro, 1875; alvará de confirmação de um prazo passado em 1683; autos de embargo, 1703; certidões, 1712; renovação de prazo, 1729; consentimento para se afixar no altar-mor da igreja de Moimenta do Douro, a Irmandade de São Pedro dos Clérigos, 1741; indeferimento do nº 6 (documento anterior) pelo arcipreste Martinho Miguel de Sousa, em 1742; certidões, 1745; certidão dos autos de renúncia da vigararia de São Martinho de Moimenta do Douro, entre o Arcipreste Martinho de Sousa Baptista e o padre Baltasar Pereira de Vasconcelos, em 1755; colacção do padre José Diogo de Figueiredo, por bula, para reitor da Igreja de São Martinho de Moimenta do Douro, em 1755; questão entre o cabido e o arcipreste sobre a preferência do lugar nos pontificais, s.d.; reflexões jurídico-canónicas sobre o litígio entre o arcipreste e o cabido da Sé, em 1745; sentença a favor do arcipreste Francisco da Costa Mesquita contra o Pároco de São Martinho, acerca do recebimento dos dízimos da mesma igreja que foi instituída pelo bispo D. Manuel de Noronha e o Cabido, em 1557, anexando a igreja ao arcipreste, s.d.; renovação de prazo, em 1819; inventário dos móveis da Igreja de Moimenta do Douro, que pertenciam ao arcipreste.

Inventário do cartório pertencente ao reverendo mestre-escola da Sé de Lamego, e que se encontrava em poder do deão Luís Teixeira de Savedra Sarmento, a saber: apostólica carta de sentença cível tirada do processo dos autos, passada a favor do reverendo António Teixeira Cardoso de Meneses, mestre-escola na Sé de Lamego, contra o bispo de Pinhel, Lisboa, 22 de Dezembro de 1821, pelo escrivão do Tribunal da Legacia e Nunciatura Apostólica, Joaquim José [Vermude].

"Memorial dos prazos e foros do mestre-escola, da abadia de São Miguel de Escarigo" (caderno com capa em pergaminho com notação musical, e texto em latim com capitulares coloridas).

Prazos e vedorias, situados em Escarigo, termo da vila de Castelo Rodrigo (escrituras autênticas, e cópias); rol dos foros da abadia de Escarigo; rol de alguns foreiros; requerimentos e certidões; sentença cível de apelação passada pelo bispo D. Nuno Álvares Pereira de Melo a favor do mestre-escola da Sé de Lamego, reverendo Tomás de Brito Freire (1727, selo de chapa), entre outros.
Physical location
Cabido da Sé de Lamego, Inventários do cartório, mç. 1 (cx. 44)
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Creation date
19/03/2007 00:00:00
Last modification
13/10/2020 13:52:15