Mosteiro de São Domingos do Porto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSDP
Title type
Atribuído
Date range
1239 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
15 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Domingos do Porto era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Também era conhecido por Convento de Nossa Senhora dos Fiéis de Deus do Porto.

Em 1237, o mosteiro foi fundado por iniciativa de D. Pedro Salvadores, bispo do Porto, por ocasião da celebração do Capítulo Provincial dos Dominicanos em Burgos (Espanha), onde solicitou a criação de um convento na cidade do Porto. Posteriormente, este mesmo bispo tornou-se opositor à acção dos dominicanos no bispado e à sua instalação na cidade, chegando a proibir os religiosos de pregar, confessar e celebrar.

Por intervenção do Papa Gregório IX, pela bula 'Olim Venerabili' foi levantada a interdição do bispo do Porto e encomendou a defesa do convento ao arcebispo de Braga D. Silvestre.

Em 1239, D. Sancho II querendo garantir a paz alcançada pelos religiosos, declarou-se fundador e padroeiro do mosteiro.

Em meados do século XV, a propósito da fundação da Confraria de Jesus, o litígio desencadeado entre os dominicanos e o bispo D. Antão prolongou-se por seis anos.

Em 1832, um incêndio destruiu o convento, salvando-se apenas a fachada principal da igreja.

Localização / Freguesia: São Nicolau (Porto, Porto)
Custodial history
Em 1912, a documentação que se encontrava na Biblioteca Nacional foi enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém livros com a descrição da igreja e sacristia do convento e inventário dos objectos do culto, nelas existentes, notícia da fundação do convento e das confrarias e capelas instituídas na igreja, de registo das actas das deliberações tomadas pelos religiosos reunidos em conselho, patentes do provincial da Ordem, avisos régios, registos de missas, da confraria do Rosário, de receita e despesa da sacristia e do convento, e de assentos, entre outros.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maço).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Domingos do Porto: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 770. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 141-142.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial. (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado) em 24 de Julho de 1978 (L 208).
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de São Domingos - Porto

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2246 , inv. n.º 326.
Publication notes
GOUVEIA, António Camões; NUNES, José; FONTES, Paulo F. de Oliveira - Os Dominicanos em Portugal (1216-2016). Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa, 2018. ISBN: 978-972-8361-81-5. Disponível na WWW: URL https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/30165/1/EHR_24_OsDominicanos.pdf
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 380-381.
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
09/11/2023 10:50:18