Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro preto de Grijó

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSGR/L49
Title type
Atribuído
Date range
1452-06-18 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv. (38 f.; 425 x 305 x 25 mm); perg.
Biography or history
Após requerimento das partes dirigido ao rei, este mandava ao guarda-mor das escrituras da Torre do Castelo que reunisse as escrituras pedidas e as mandasse passar em certidão. O traslado em pública-forma vinha inserto em carta régia, com menção do requerimento, era assinado pelo guarda-mor e selado. Durante certo tempo, foi usado o selo dos Contos de Lisboa.

Até ao século XVIII, o serviço de certidões foi o mais solicitado junto da instituição régia.
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos encontrava-se este códice que recebeu o n.º 12 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Posteriormente, foi integrado no respectivo fundo, sendo-lhe atribuída a cota Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro do Salvador de Grijó, liv. 49.
Scope and content
Cópia em pública forma mandada passar por D. Afonso V a Fernão Lopes, que tinha o encargo de guardar as escrituras na Torre do Castelo, na sequência do requerimento do prior D. João, do Mosteiro de Grijó.

O nome deste códice advém da cor da antiga encadernção que o envolvia.

Foi procurador do prior, o cónego Vasco Eanes.

Contém a inicial D de Dom, texto escrito a duas colunas, títulos a vermelho.

Os títulos dos documentos trasladados referem a demarcação do couto de Grijó pela rainha D. Teresa e sua confirmação por D. Afonso II, a carta do Mosteiro de Grijó sobre seus coutos e jurisdições referindo os coutos de Brito e de Tarouquela, a carta de doação do lugar de Brito por D. Afonso Henriques ao Mosteiro e sua confirmação por D. Afonso II, a carta de doação do lugar de Tarouquela ao Mosteiro, a carta de doação das fossadeiras por D. Sancho ao Mosteiro e sua confirmação por D. Afonso II, a carta de D. Fernando nomeando os juízes da cidade do Porto para julgarem os feitos em que fossem partes o Mosteiro e os fidalgos moradores nas suas terras, confirmada por carta de D. João I, a carta de D. Fernando sobre o caminho de Grijó para o Porto, a carta de D. Pedro I dirigida aos juízes no couto do Mosteiro, sobre a eleição dos almotacés e dos jurados, os direitos do mordomado-mór da terra de Gaia, a carta de D. Afonso II mandando integrar no Mosteiro a ermida de Santa Maria de Vagos, a carta de inquirição feita entre o rei e o Mosteiro sobre as herdades da Ínsua, de Cedofeita e da igreja de São Jorge (refere o abade do Mosteiro de Pedroso e o de Canedo), a inquirição tirada na freguesia do Salvador de Molaolivais ? (refere a Ordem do Hospital e o Mosteiro de Vairão), a inquirição do termo de Vouga mandada fazer por D. Dinis, o instrumento sobre a Ínsua, a inquirição tirada no julgado de Fermedo, traslados relativos aos julgados de Cambra, Roças, e Figueiredo, às herdades situadas em Terra de Santa Maria, pertencentes a ordens militares e a mosteiros (verba tirada do "Livro das Colheitas"), inquirição sobre os direitos reais em Cabanões, carta de foro do casal da Sé, quitação da meia colheita ao Mosteiro, carta de D. Dinis sobre a vila de Eixo, carta de D. Afonso IV sobre a entrega dos malfeitores, cartas de privilégio dos jeirãos de Gaia dadas por D. João I e por D. Duarte, sentenças sobre as honras e devassos de Gaia, traslados relativos aos julgados da Feira, de Cabanões, de Cambra, de Sever do Vouga, cartas de D. João I sobre os constrangimentos feitos aos caseiros e lavradores do Mosteiro, sobre o direito de pousada, traslado da inquirição do Vouga, de Águeda e termo de Coimbra, carta de confirmação dos coutos de Grijó e de Tarouquela e da meia colheita por D. Afonso III ao Mosteiro.

Registo confimado em todas as colunas pelo guarda-mor e assinado por ele.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro do Salvador de Grijó, liv. 49
Previous location
Colecção Costa Basto, n.º 12
Physical characteristics and technical requirements
Os primeiros cinco fólios apresentam falha no suporte com prejuízo de texto.
Other finding aid
"Inventário da documentação guardada na Casa Forte", Lisboa, AN/TT-DSA, 1994, (L 573), fl. 46.

Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe do cartório do governo civil do Porto (pertencentes ao mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do governo civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do governo civil de Viana (pertencentes ao mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, do arquivo da Colegiada de Guimarães, (C 284). Verbete n.º 12.
Notes
Título atribuído. O título remete para a encadernação antiga do documento.

O nome do procurador vem escrito no documento, da seguinte maneira: "Vaasque Anes".
Creation date
03/11/2009 00:00:00
Last modification
27/09/2011 15:45:15