Mosteiro de São Paulo de Almada

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSPA
Title type
Atribuído
Date range
1509 Date is certain to 1774 Date is certain
Dimension and support
3 liv., 4 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Paulo de Almada era masculino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Em 1569, foi fundado por frei Francisco Foreiro, provincial da Ordem e confessor dos reis D. João III e D. Sebastião.

Em 1755, devido ao terramoto a igreja abateu e ardeu, foram destruídos o claustro e os celeiros, tendo resistido, provavelmente, a sacristia da antiga capela e a torre.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Localização / Freguesia: Santiago (Almada, Setúbal)
Custodial history
Em 1883, 9 de Maio, foram transferidos os documentos do cartório da Repartição da Fazenda do distrito de Lisboa para o Arquivo da Torre do Tombo, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda de 20 de Março de 1865.

Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.

Este fundo estava indevidamente identificado como sendo da Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita.
Scope and content
Contém cartas de mercê, documentos relativos a canonizações, a obras, a contas, a esmolas, a foros, o índice dos títulos, padrões, escrituras, juros, censos, recibos de foros, testamentos e tombos de propriedades.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Paulo de Almada: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 779. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 1 (Ajuda a Avis) (C 268) f. 226-227. Descreve 3 livros.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

Relação de documentos do Convento de São Paulo de Almada que, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição da Fazenda do distrito de Lisboa para o Arquivo da Torre do Tombo, em 9 de Maio de 1883 (C 291). 2ª parte. Descreve 72 documentos.
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:57