António de Saldanha da Gama

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/ASG
Title type
Formal
Date range
1800 Date is certain to 1852 Date is certain
Dimension and support
2 cx. (507 doc.), papel
Acquisition information
Documentação adquirida por compra à livraria A. Teles da Silva, em 29 de Agosto de 1979.
Scope and content
A documentação que integra este fundo é representativa do percurso pessoal de António de Saldanha da Gama, bem patente na primeira das duas partes em que se encontra dividido o fundo. Existe um documento referente ao período em que foi oficial da armada, uma quantidade significativa de correspondência diplomática enquanto ministro plenipotenciário em São Petersburgo e em Madrid, e como ministro dos Negócios Estrangeiros, podendo referir-se alguns correspondentes como D. Miguel Pereira Forjaz (9º conde da Feira), D. Pedro de Sousa Holstein (1º conde, 1º marquês e 1º duque de Palmela), José Basílio de Rademaker, D. Miguel António de Melo, D. João VI, Joaquim Severino Gomes, Manuel Inácio Martins Pamplona Corte-Real (1º conde de Subserra), datada entre os anos de 1815 e 1825.

Existem também documentos relativos às suas funções de par do Reino, tais como convocatórias para assistência às Cortes e à Câmara dos Pares, e às funções de vedor da rainha D. Carlota Joaquina e da infanta D. Isabel Maria, designadamente documentos sobre heranças e alguma correspondência, abrangendo os anos de 1821 a 1841.

De entre os designados 'Papéis pessoais' encontram-se as nomeações de António de Saldanha da Gama para alguns dos cargos por ele desempenhados, os diplomas de distinções honoríficas e correspondência, alguma de carácter privado.

Na segunda parte, denominada de 'Vária' existem múltiplos documentos manuscritos (192 doc.) sobre os mais diversos assuntos políticos, militares, económicos, administrativos, diplomáticos, relativos a Portugal, Brasil, Espanha e a alguns dos seus territórios sul-americanos, em especial Buenos Aires e Montevideu, e alguns documentos impressos (7 doc.).
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios temáticos e cronológicos.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "António de Saldanha da Gama". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 75-77. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Inventário:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Saldanha da Gama. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 499).

Guias e roteiros:

AZEVEDO, Pedro de; BAIÃO, António - O Archivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. 2ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1989.p. A-16

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da América Latina. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; INCM, 1997. ISBN 972-27-0871-6. V. 1, p. 127

PORTUGAL. Instituto Português de Arquivos - Guia de fontes portuguesas para a história de África. Lisboa: CNCDP; Fundação Oriente; INCM, 1993, p. 94-95. ISBN: 972-27-0420-8. V. 2, p. 96

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. Lisboa: INIC, 1984. . V. 1, p. 60
Publication notes
http://www.aatt.org
Creation date
16/02/2007 00:00:00
Last modification
04/12/2018 16:51:38
Record not reviewed.