Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CCP
Title type
Formal
Date range
1747 Date is certain to 1831 Date is certain
Dimension and support
9 mç.; perg., papel
Extents
9 Maços
Biography or history
O Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres foi fundado por Rui Correia Lucas e por sua mulher, D. Milícia da Silveira, em 1651. Destinava-se ao sustento de treze clérigos pobres para o que obrigaram os seus bens. Por decreto de 14 de Dezembro de 1747, D. João V tomou-o sob protecção real e a sua administração foi entregue à Mesa da Consciência e Ordens. Teve estatutos aprovados por alvará de 19 de Novembro de 1788.

Quando o Colégio foi extinto, em 1853, os seus bens foram entregues ao Seminário Patriarcal.
Custodial history
Em virtude da sua administração ser tutelada pela Mesa da Consciência e Ordens, após a extinção desta instituição, foi ordenada a incorporação da documentação do referido Colégio, na Torre do Tombo, por Portaria de 20 de Agosto de 1833, emanada da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça. Assim, pelo motivo referido, entre 1833 e 1835, foram enviadas à Torre do Tombo, várias remessas de documentos entre as quais um conjunto de 9 maços, relativos ao Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres.

Quando o Colégio foi extinto, pelo decreto de 22 de Agosto de 1853, os seus bens foram entregues ao Seminário Patriarcal de Santarém. Relativamente à documentação do cartório do Colégio, não incorporada aquando das primeiras remessas, certamente por conter documentos de prova legal, acabou por sê-lo, posteriormente, ao abrigo do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e da Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, em 5 de Outubro de 1864.
Acquisition information
Incorporações, ao abrigo, respectivamente, da Portaria de 20 de Agosto de 1833, emanada da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, do decreto de 2 de Outubro de 1862 e da Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864.
Scope and content
Integra: decreto pelo qual o Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres foi tomado sob protecção real; consultas, requerimentos, informações e despachos relativos a diferentes cargos; processos de admissão de colegiais; licenças a colegiais para se ausentarem; colegiais expulsos; visitações; contas da administração e respectivos processos; requerimentos, informações e consultas diversas, entre as quais de rendeiros, e documentos relativos à administração de propriedades do Colégio, além de um conjunto de 27 documentos relativos a escrituras de propriedades diversas, herdadas pelo fundador do Colégio, Rui Correia Lucas, de sua trisavó, Mécia Gil, de seus bisavós, Bartolomeu Rodrigues Lucas e Guiomar da Rosa, e de seus pais, Rodrigo Eanes Lucas e Brites Correia, cujos testamentos se encontram também no dito conjunto.
Arrangement
Funcional
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Serviço Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental).ISBN 972-8107-42-0. p. 259-260. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 602).

Inventários:

FARINHA, Maria do Carmo Dias; JARA, Anabela Azevedo - " Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres". In Mesa da Consciência e Ordens: inventário. Lisboa: IAN/TT, 1997. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-40-4. p. 46-48. Acessível no IAN/TT, IDD (L. 601).

Catálogos:

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Colégio de Nossa Senhora da Conceição para Clérigos Pobres: catálogo sumário. [Manuscrito]. 1864. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (C. 347). Integra documentos referentes ao fundador do Colégio.

SIMÕES, Maria de Fátima - Mesa da Consciência e Ordens: catálogo dos colégios. [Dactilografado]. 1997. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 581).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Casa da Suplicação, (PT-TT-CS); Portugal, Torre do Tombo, Erário Régio (PT-TT-ER); Portugal, Torre do Tombo, Mesa da Consciência e Ordens (PT-TT-MCO).
Publication notes
ALMEIDA, Fortunato de - História da Igreja em Portugal. Coimbra: Imprensa Académica, 1922. Tomo IV, Parte I, 550 p.
CASTRO, Padre João Baptista de - Mappa de Portugal antigo e moderno. 2ª ed. revista e aumentada. Lisboa:Officina Patriarcal de Francisco Luis Ameno, 1762-1763. 3 vol.
RIBEIRO, José Silvestre - Historia dos Estabillicimentos scientificos litterarios e artisticos de Portugal nos successivos reinados da monarchia: Lisboa: Academia Real das Sciências, 1871-1914. 19 vol.. Obra também disponível em htpp.//purl.pt/173
Notes
Nota ao campo da Data: As datas extremas indicadas reportam-se à data de acumulação de documentos produzidos pela instituição, ainda que existam documentos, que foram agregados a este fundo, de período anterior (1519-1628), relativos a bens herdados pelo fundador da instituição.

Nota ao campo das Unidades Relacionadas: Casa da Suplicação, Feitos Findos, Livros de receita, primitivamente apensos a um processo (PT-TT-CS/D/9/240).
Creation date
23/09/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2012 11:17:16
Record not reviewed.