Comissão Executiva da Grande Subscrição Nacional a Favor da Defesa do País

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CESNDP
Title type
Formal
Date range
1890 Date is certain to 1899 Date is certain
Dimension and support
3 cx.; papel
Biography or history
A 11 de Janeiro de 1890 o governo inglês enviou um Ultimato a Portugal, a reivindicar a posse de colónias portuguesas. Os ingleses exigiam a retirada dos portugueses de alguns territórios africanos em Moçambique, ameaçando que se não o fizessem a delegação inglesa em Lisboa seria retirada de Portugal e haveria o corte das relações diplomáticas. O rei D. Carlos cedeu à pressão dos ingleses ficando assim goradas as aspirações portugueses definidas no "mapa cor de Rosa" (mapa apenso ao tratado assinado entre Portugal e França em 1886, onde estava assinalado a cor de rosa o domínio português na ligação, por terra, de Angola a Moçambique)

Em Portugal, perante este ultimato feito pelos ingleses, surgiram manifestações de revolta, indignação e protesto conduzindo a um levantamento nacional que originou a criação de uma Subscrição Nacional a Favor da Defesa do País. Conforme é referido na documentação, "o patriotismo posto em prova, encheu litteralmente o salão do theatro da trindade de cidadãos de todas as classes sociais, accudindo ao chamanento d'um punhado de patriotas, na memoravel noite de 23 de Janeiro de 1890, onde se nomeou uma grande Commissão para se promover uma subscrição afim de se adquirirem todos os possíveis elementos maritimos de defeza para a Metropole e Colonias". Através da realização de festas foram angariados fundos para o custeamento de navios de guerra, como é exemplo a construção do cruzador Adamastor. Ainda neste espirito foi composta A Portuguesa, canto patriótico, (futuro Hino Nacional), com música de Alfredo Keil e versos de Henrique Lopes de Mendonça que reflectia o espirito do momento e que foi várias vezes tocada em festas e saraus realizados a favor da Grande Subscrição Nacional da Defesa do País.
Custodial history
A documentação foi oferecida com permissão do Governo à Torre do Tombo.
Scope and content
O fundo é constituído por um livro de actas e correspondência recebida e expedida pela Comissão Executiva da Grande Subscrição com várias entidades e particulares. Maioritariamente esta correspondência refere-se a assuntos relativos à aquisição e construção de navios (estaleiros, construtores navais Ministérios da Marinha- Português e Francês-, Consulados, Secretarias de Estado) e à angariação de fundos.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português, francês, italiano e inglês.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Grande Subscrição Nacional a Favor da Defesa do País". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 361-362. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Publication notes
HESPANHA, António Manuel - História das Instituições: épocas medieval e moderna. Lisboa: Edições cosmos, 1992. Anuário de Pesos e Medidas, nº 3, repartição de Pesos e Medidas, 1942.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
12/07/2013 14:44:55
Record not reviewed.