Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Belém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CNSBHB
Title type
Atribuído
Date range
1604 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
4 liv., 15 mç.; papel
Biography or history
O Convento de Nossa Senhora da Boa Hora de Belém era masculino, e pertencia à Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho (Agostinhos Descalços).

Em 1758, o convento foi fundado e entregue aos religiosos Agostinhos Descalços, em substituição daquele, da mesma invocação, de onde foram deslocados no centro da cidade (no actual Tribunal da Boa-Hora).

Em 1769, a rainha-mãe D. Mariana Vitória, padroeira do Convento, consignou o pagamento de oitenta mil réis anuais e quarenta e oito mil réis para a festa de Santa Rita.

Em 1833, em 24 de Julho, quando da entrada do exército liberal em Lisboa era prior do Convento frei Manuel da Anunciação.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Em 1894, dia 14 de Maio, foram incorporados os documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, conforme atesta a relação assinada por A. J. Campos de Magalhães e por Roberto Augusto da Costa Campos, inspector dos arquivos públicos.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém habilitações e inquirições "de genere", papéis judiciais, breves, livros das capelas instituídas na igreja do Convento, inventários dos móveis, livro das capelas, juros e pensões, de rendimentos.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Language of the material
Latim, espanhol
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Índice (inventário) dos livros de diversos conventos, ordens militares e outras corporações religiosas guardadas no Arquivo da Torre do Tombo, conventos diversos, caderneta 2 (B-D) (C 269) f. 10. Descreve 1 livro.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (A-L) (C 278) f. 66-69. Descreve 3 livros e 13 documentos avulsos.

Institutos religiosos de Lisboa: Inventário (muito sumário) de 12 maços do Convento da Boa Hora da Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho. Contém a cota topográfica das instalações em São Bento (L 289). Descreve 12 maços.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de Santa Maria de Belém - Lisboa

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2199, inv. n.º 50.

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 243, n.º 6

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 554, n.º 3

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 567, n.º 5

Portugal, Torre do Tombo, Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, mç. 578, n.º 3
Creation date
4/4/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/7/2020 9:44:21 AM