Colecção Lamego

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/PREE/3
Title type
Formal
Custodial history
A coleção que reúne manuscritos e livros foi adquirida em 1935 pelo Governo do Estado de São Paulo e entregue à Universidade de São Paulo no mesmo ano. Em 1968, a coleção foi transferida para o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo em depósito. À biblioteca do IEB coube a guarda da biblioteca de Lamego e ao Arquivo da instituição coube a guarda dos manuscritos.

No âmbito das actividades da Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e através do Projecto Reencontro foi possível dispôr, em microfilme, de um vasto conjunto documental existente nos arquivos brasileiros, relativa à história de Portugal.

Scope and content
A coleção reúne manuscritos e impressos que se referem a documentos jurídicos, militares, cartográficos, literários e político-administrativos. Referentes aos séculos XVIII e XIX existem leis, editais, proclamações e jornais brasileiros e portugueses.

Os manuscritos apresentam elementos iconográficos que incluem aquarelas, desenhos e alguns impressos como letras capitais, vinhetas, portarias e encadernações.

Existem documentos relativos à Companhia de Jesus, à disputa entre Espanha e Portugal sobre a Bacia do Prata, contas oficiais da Família Real Portuguesa, documentos sobre a cidade de Campos (RJ) e as Academias Literárias Coloniais.

Encontram-se também documentos relativos à agricultura, medicina, botânica e mineralogia.
Language of the material
Português
Location of originals
Brasil, Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, Colecção Alberto Lamego. (código de referência: BR USP/IEP AL)
Publication notes
Catálogo dos manuscritos: Colecção Alberto Lamego. Org. Arlinda Rocha Nogueira e Heloísa Liberalli Belloto. 2.ª ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
Creation date
15/05/2009 00:00:00
Last modification
04/07/2013 11:50:23
Record not reviewed.