Available services

Cortes de Censura de 'O Século'

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/A/001/0069
Title type
Formal
Date range
1932-01-01 Date is certain to 1932-01-31 Date is certain
Dimension and support
1 mç.
Scope and content
Contém recortes de provas tipográficas de notícias, submetidas à apreciação da Comissão de Censura previamente à respetiva publicação no jornal. Cada folha apresenta, na maior parte dos casos, datação manuscrita correspondendo ao dia em que a censura foi aplicada. Apresenta ainda, na generalidade, o carimbo do Serviço de Censura da Redação do jornal O Século e o carimbo de "Visado pela Comissão de Censura".

Entre os temas censurados, podem ser destacados os seguintes:

- Vencimentos nas forças armadas: "É publicado o diploma que regula os aumentos dos soldos no exército e na armada" (8/1)

- Questões cambiais: "A morte da libra representa o fim de uma era, de um ciclo de civilização, de um período milenário antecedendo outro que se seguirá, muito diferente [...] Reduzida à condição precária de outras moedas perdeu para sempre o antigo prestígio [...]" (10/1)

- Impostos: "Os lavradores vêem-se em sérios embaraços para adquirirem as importâncias de que necessitam para pagamento de impostos" (9/1), "[...] se o povo não tem com que pagar os atuais impostos como poderá suportar outros maiores?" (9/1), "[...] Em consequência de tais medidas [aumentos de impostos] os taberneiros, em sinal de protesto, fecharam os seus estabelecimentos. O povo que não dispensa essa bebida também protestou contra tal imposto. O administrador [municipal] por precaução pediu forças militares a Viseu" (11/1)

- Crise bancária: "[Madeira] [...] A comissão liquidatária do Banco Henrique Figueira da Silva desde o início da sua constituição tem dirigido os assuntos a seu cargo do modo mais prejudicial aos interesses dos credores e à economia da ilha [...]" (9/1)

- Princípios políticos e direitos do governo. Partidos do governo: "A nova constituição política" (7/1), (14/1), "União Nacional" (23/1)

- Situações de miséria social: "Em Lisboa [...] só há o recurso, muito incompleto e imperfeito, da iniciativa particular para tudo o que se destina a atenuar a miséria dos necessitados [...] (5/1) "[...] a falta de trabalho tem levado a fome a muitos lares e a outros se estenderá em breve" (8/1)

- Saúde pública - "Loriga - Estão grassando nesta localidade com grande intensidade as epidemias do sarampo e da broncopneumonia, tendo-se dado já alguns casos fatais. Foi pedido o encerramento das escolas" (11/1), "Agravou-se a situação [de varíola em Castedo (Moncorvo)] (10/1), "Epidemias" (15/1)

- Crise económica: "Crise económica. Na indústria da construção civil" (23/1), "Crise económica. Os desempregados" (23/1)

- Questões autárquicas: "Vila Nova de Famalicão - O chefe do distrito acaba de demitir a comissão administrativa do nosso município [...]" (9/1)

- Crise agrária - "Movimento de rurais" (22/1)

- Agitação laboral: "Os motoristas em greve" (1/1), "Declararam-se em greve os motoristas de praça"(3/1), "Trabalhadores postos em liberdade" (4/1), "Greves" (7/1)

- Questões estudantis: " [...] por isso [...] os alunos da Faculdade de Letras estavam dispostos a insistir nas suas petições [ao ministro da Instrução] (14/1), "Greve de académicos" (16/1), "Uma «parede» dos alunos da Faculdade de Letras" (17/1), "Vida académica" (20/1)

- Situações ou potenciais situações, nacionais e internacionais, de instabilidade política, institucional, social ou outra: "Mais uma máquina infernal. O cônsul de Itália em Cleveland, estado do Ohio, ia sendo vítima de um atentado" (1/1), "[...] o encerramento das fábricas arrastará mais de dez mil trabalhadores para a miséria completa" "[...] paralisando as fábricas, a fome entrará nos lares da maioria da população de Setúbal" (3/1), "Nos Estados Unidos. As atividades dos antifascistas" (3/1)

- Questões coloniais: "Governo de Angola - O senhor coronel Eduardo Ferreira Viana vai ser nomeado [...] governador de Angola" (1/1)

- Demissões: "Solicitou a demissão do cargo de governador civil substituto [...] o senhor capitão Rogério Ferreira" (4/1)

- Oposição e revolta contra a ditadura. Presos políticos: "Deu entrada na Casa de Reclusão o ex-capitão senhor Augusto Ramalho que foi ontem preso por motivos políticos" (3/1), "Por motivos políticos foram presos em Beja os senhores Palma Mira, médico e Oliveira Jacinto farmacêutico e proprietário de um hotel daquela cidade" (5/1), "Embarcaram no "Pedro Gomes" para as colónias os implicados no último movimento revolucionário" (9/1), "Polícias presos [por motivos políticos]" (12/1)

Por último, refira-se a censura de notícias de crimes.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Cortes de Censura de 'O Século', cx. 46, mç. 69
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Creation date
26/02/2010 00:00:00
Last modification
10/07/2024 14:23:57