Available services

Cortes de Censura de 'O Século': maço 246

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/EPJS/A/2/246
Title type
Atribuído
Date range
1960-09-01 Date is certain to 1960-12-30 Date is certain
Dimension and support
1 mç. (205 f.); papel
Scope and content
Contém recortes de provas tipográficas de notícias que foram alteradas ou suprimidas, previamente à respetiva edição do jornal, por três instâncias da Censura, cujos carimbos constam habitualmente de cada folha onde foram colados os mencionados recortes, a saber: “O Século – Redação – Serviço de Censura”, “Serviços de Censura – Comissão de Lisboa” e “Serviços de Censura (sede)”.



Cada folha apresenta datação manuscrita, correspondendo ao dia em que a censura foi aplicada (e não ao da edição do jornal).



Subsistem igualmente provas tipográficas de notícias cuja censura foi revogada antes da edição, além de folhas com avisos manuscritos, que assinalam os dias em que não houve quaisquer intervenções nos conteúdos do periódico (embora nada refira outros quatro dias de que não há também provas tipográficas censuradas: 6 de outubro; 29 de novembro; 2 e 26 de dezembro).



Durante 66 dias dos quatro meses abrangidos pela documentação, a censura foi aplicada a cerca de 115 notícias, relativas sobretudo ao combate a atividades consideradas subversivas. Assim sendo, podem ser destacados os seguintes assuntos:



Repressão a atividades subversivas – em novembro, dias 16 (“Quatro penas maiores e cinco correcionais no Plenário Criminal” – pessoas acusadas de atividades subversivas), 17 (“Mais uma condenação a pena maior no Plenário Criminal” – um operário vidreiro, acusado de atividades subversivas), 22 (“Estão a ser julgados no Plenário Criminal, sete trabalhadores rurais de Alcobaça”), 24 (“Julgamento no Tribunal Plenário” – pessoas acusadas de atividades subversivas) e 30 (“O Tribunal Militar aprecia os recursos referentes a sete réus condenados em Luanda” – pessoas acusadas de atividades subversivas); em dezembro, dias 6 (“Julgamento no Plenário” – pessoas acusadas de atividades subversivas; 23 – “Tribunal Plenário” – casal acusado de atividades subversivas), 17 (“No Tribunal Militar de Santa Clara, começaram a ser julgados, à revelia, os srs. major Calafate e Manuel Serra” – sobre o movimento revolucionário de março de 1959), 18 (“No Tribunal Militar de Santa Clara continuaram ontem a depor as testemunhas dos srs. major Calafate e Manuel Serra”), 20 (“Condenação de um casal acusado de atividades subversivas”), 21 (“No Tribunal Militar de Santa Clara, concluem-se hoje as alegações no julgamento à revelia dos implicados na intentona de março de 1959”) e 22 (“No Tribunal Militar de Santa Clara foi ontem proferida a sentença contra os dois implicados na intentona de março de 1959, agora julgados à revelia”).



Questões de política ultramarina e de relações exteriores – em setembro, dias 3 (“As comemorações do 5 de Outubro em Moçambique”), 7 (“Portugal defenderá os interesses do Brasil na República Dominicana”), 8 (“Esclarecimento e preparação” – sobre a política colonial portuguesa) e 22 (Visita do primeiro-ministro da Irlanda a Portugal); em outubro, dia 21 (“Base aérea para a NATO nos arredores de Beja”); em novembro, dias 2 (“O verdadeiro perigo do Ultramar” – sobre a política ultramarina portuguesa, e Considerações sobre a situação de Damão) e 25 (“’Ainda são os navios que restam do programa Magalhães Correia os que afirmam a nossa soberania no Ultramar’ – declarou o novo chefe do Estado-maior da Armada”); em dezembro, dias 7 (“Professor Paulo Cunha” – posse como presidente do Conselho Superior de Política Ultramarina) e 20 (“A posição portuguesa relativamente às províncias ultramarinas foi posta em termos indiscutíveis na reunião da NATO pelo sr. dr. Marcelo Matias, que afirmou não estarmos dispostos a sair da África”).



Questões académicas – em setembro, dia 20 (“Jornada de grande interesse teve anteontem a II Semana Nacional de Estudos, promovida pela JOC em Fátima”); em novembro, dias 8 (Receção aos novos alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), 15 (“A Associação Académica de Coimbra e os insultos na ONU” – a entidade coimbrã desiste de fazer manifestação contra a ONU) e 27 (“A eliminação dos exames de admissão aos liceus e às escolas técnicas figura entre os votos do Congresso, que pôs em relevo as dificuldades criadas aos meios de informação pela censura à Imprensa”); em dezembro, dias 22 (“Associação Académica” – a direção da Academia de Coimbra irá ter audiência com o ministro da Educação) e 28 (“Esperança no futuro” – sobre o ensino de Educação física e os desportos em Portugal).



Questões agrícolas e trabalhistas – em setembro, dias 1 (“A classe rural de Montargil está sem ocupação há quatro semanas”), 8 (“O problema agrícola exige algumas soluções imediatas”) e 18 (Reunião da Federação da Lavoura da Beira Baixa, sobre a situação agrícola da província); em novembro, dia 11 (“Quem paga é o mexilhão…” – sobre o congestionamento dos Serviços Aduaneiros portugueses); em dezembro, dias 13 (“O Século em Leiria: Manifestaram profundo desalento pela improficuidade da obra, os regantes e beneficiários do Vale do Lis, reunidos em assembleia-geral”) e 16 (“A situação do pessoal de escritório da CP”).



No dia 19 de outubro, junto da legenda de uma fotografia sobre uma condecoração brasileira entregue ao ministro da Saúde português, há o seguinte bilhete manuscrito, com assinatura ilegível: “À Secretaria: A legenda da gravura n.º 32 foi inutilizada. Por tal motivo não aparece prova para contestar”.



No dia 18 de dezembro, existe uma comunicação da Direção dos Serviços de Censura ao chefe da Redação de O Século, com a seguinte mensagem : “Rogo a V.Ex.a se digne enviar, para efeitos de apreciação, as provas da matéria que esse jornal tenha para publicar sobre caçadas em que o Ex.mo chefe de Estado tenha interferência. Esta comunicação deve considerar-se de execução permanente”. No dia seguinte, foi com efeito censurada a matéria intitulada “O sr. presidente da República participou numa caçada em Benavente”.



Finalmente, até mesmo notícias retrospetivas, referentes a 1910, não escaparam da censura, na coluna “'Notícias de O Século' de há 50 anos”: em setembro, dias 11, 14, 16 e 22; em outubro, das 19, 21, 23, 26 e 27; em novembro, dias 1, 5, 6, 11, 23 e 24; em dezembro, dias 3, 6, 16 e 21.
Arrangement
Ordenação cronológica.
Physical location
Empresa Pública Jornal O Século, Cortes de Censura de 'O Século', cx. 194, mç. 246
Previous location
1-B-1-246
Language of the material
Português
Type of container
Maço
Notes
Nota ao elemento de informação “Dimensão e suporte”: Na medida em que a maioria dos recortes das provas tipográficas apresenta notícias truncadas e fragmentadas, geralmente restritas aos trechos censurados, não foi possível determinar a quantidade exata de documentos existentes, razão pela qual fica indicado apenas o total de folhas.
Creation date
26/02/2010 00:00:00
Last modification
27/12/2019 09:37:02