Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inquirições do inquisidor de Lisboa, António Veríssimo de Larre sobre o furto ocorrido na Ermida de São João Baptista, extra-muros da vila de Palmela, Matriz de Santa Maria do Castelo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TSO-IL/020/0068.00058
Title type
Formal
Date range
1779 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
14 f. (2 f. em branco); papel
Custodial history
Em 2009, este documento foi numerado sequencialmente, mantendo a exacta ordem encontrada, de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.
Scope and content
Contém denúncias decorrentes do edital, depoimentos de diversas pessoas, e uma carta de Manuel António Ribeiro, datada de Coimbra, sobre as averiguações efectuadas acerca do roubo de várias alfaias e de vasos sagrados com Formas Consagradas - Santíssimo Sacramento -, da Ermida que serve de Igreja Martriz.

A diligência foi efectuada em Lisboa, bem como na vila de Palmela, e casas de residência dos priores-mores da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Foram ouvidas as testemunhas seguintes:

- José Caetano Roberto Guerra, professo na Ordem de Cristo, tenente do Regimento de Cavalaria de Alcântara, de 58 anos de idade, natural da vila de Penamacor, morador na rua do Carvalho, freguesia das mercês, em Lisboa, casado com D. Teresa Angélica do Edo (o denuciante acusou um cigano quando fazia guarda na coutada real, no sítio do Pinheiro, Setúbal);

Manuel de Matos, solteiro, oficial de ferrador na vila de Palmela; estudantes, e um barbeiro de Palmela.
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, mç. 68, n.º 58
Previous location
Documentos por identificar NT 2130
Language of the material
Português
Creation date
09/10/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32