Available services

Folhetos de divulgação de actividades e festividades do Colégio de Campolide

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AC/M010.08
Title type
Formal
Date range
1899 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
1 mct. doc. impressos; papel
Scope and content
Documentação referente à Província Portuguesa da Companhia de Jesus, ao Colégio de Campolide.

Este macete é constituído por folhetos impressos com o programa de diversas festividades e actividades promovidas pelo colégio, entre as quais a apresentação de jogos e simulacros militares, poesia, música (saraus poético-musicais), teatro, inauguração de monumentos comemorativos, com a participação da banda musical, orquestra e tuna do colégio (dirigida pelo professor Jesus Urbano Escoto), comemoração de ano jubilar das aparições em Lourdes, e do Carnaval.

Existem também alguns programas da Academia Científica de Maria Santíssima Imaculada (que funcionava no Colégio de Campolide), onde constam a apresentação de teses e experiências sobre astronomia, electricidade, física:

- O eclipe do sol: teoria geométrica e explicação do fenómeno; demonstração do cosmógrafo; condições para a sua realização.

- O eclipse total: fenómenos gerais que se observam durante a totalidade; coroa solar; protuberâncias; estudo do aspecto da coroa nos principais eclipses desde 1860 até 1900.

- Os eclipses totais de 1900 e 1905: observações feitas pelos professores do Colégio de São Fiel; breve resenha dos resultados; fotografias da coroa; o eclipse futuro de 1912.

- Correntes alternativas: self-indução e capadidade; oscilações eléctricas; formação das correntes de tensão elevada e alta frequência; dispositivo de Tesla; campo electrostático, ozonogenio, luz fria, experiências.

- Ressonância em geral: sua aplicação às correntes alternativas induzidas; formação de correntes de tensão elevada e alta frequência pela ressonância; ressoador de Oudin, aplicações; experiências.

- Cristais sólidos

- Cristais líquidos

- Raios catódicos

- Raios X

Existe um documento com elementos iconográficos que representa as máquinas de raios catódicos e raios X.
Physical location
Arquivo das Congregações, mç. 10, mct. 8
Type of container
Outro
Creation date
11/12/2009 00:00:00
Last modification
16/08/2019 15:06:02